quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Semifrio de chocolate e morango



Ingredientes (massa):

160 grs de açúcar;
140 grs de farinha;
1 pitada de sal;
35 grs de chocolate em pó;
8 colheres (sopa) de leite;
8 colheres (sopa) de óleo;
3 ovos;
manteiga, farinha e hortelã q.b.

Ingredientes (recheio):

4 folhas de gelatina vermelha;
4 folhas de gelatina incolor;
4 dl de natas;
3 dl de leite condensado;
1 chávena (chá) de doce de morango;
200 grs de morangos.

Preparação:

 Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180ºC. Misture o açúcar com a farinha, o sal e o chocolate. Amorne o leite. Adicione-o à mistura anterior, assim como o óleo, e amasse. Separe as gemas das claras e junte aquelas ao creme, uma a uma, e batendo entre cada adição. Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente no preparado.
 Verta o creme para a forma e leve a meio do forno, a cozer, durante 40 minutos. Retire do calor, deixe arrefecer e desenforme. Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Bata as natas e adicione-lhes o leite condensado e dois terços do doce de morango. Retire três colheres (sopa) deste preparado e junte-lhe as folhas de gelatina bem escorridas.
 Leve a mistura a lume brando, mexendo, até engrossar. Junte de novo ao restante preparado e reserve. Acerta a parte de cima do bolo e corte-o ao meio, na horizontal. Coloque um aro sobre um prato de servir e, no fundo, disponha uma das partes do bolo. Sobre este, verta um terço do creme de morango. De seguida, espalhe por cima o doce de morango restante.
 Lave e arranje os morangos. Corte algumas em lâminas e coloque-as sobre o doce. Cubra-as  com mais creme de morango e com a outra parte do bolo. Verta o restante creme por cima. Corte os morangos que sobraram, em pedaços e disponha-os na superfície. Reserve o bolo no congelador, até que fique bem firme. Retire o aro e sirva bem fresco, decorado com folhas de hortelã.

 Bom apetite!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário