quinta-feira, 29 de março de 2012

Semifrio de leite condensado



Ingredientes:

6 folhas de gelatina;
5 dl de natas;
3 gotas de aroma de baunilha;
1 lata de leite condensado;
200 grs de creme de ovos;
caramelo líquido q.b.

Preparação:

 Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria. Prepare um aro para semifrio, passe-o por água e coloque no prato em que vai servir esta sobremesa. Bata as natas com o aroma de baunilha e adicione aos poucos, sem parar de mexer, o leite condensado. Escorra e derreta a gelatina; envolva esta no preparado de leite condensado, até obter um creme homogéneo. Coloque na base do prato, uma parte de creme de ovos, por cima desta verta o preparado de leite condensado e leve ao frio para solidificar. Retire do frigorífico, cubra com o restante creme de ovos e faça riscos com o caramelo líquido. Desenforme, retirando o aro e sirva.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Lasanha de soja



Ingredientes:

100 grs de soja texturizada miúda;
1 cebola;
2 dentes de alho;
100 grs de tomate maduro;
1/2 alho-francês;
0,5 dl de azeite;
2 colheres (sopa) de concentrado de tomate;
1 folha de louro;
1 colher (café) de cravinho em pó;
1 dl de vinho branco;
200 grs de queijo-creme;
2 colheres (sopa) de miolo de noz picado;
1 dl de leite de avelã;
16 folhas de lasanha;
100 grs de queijo flamengo;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Coloque a soja numa panela de pressão e junte-lhe a cebola, os dentes de alho, o alho-francês e o tomate, tudo picado. Acrescente-lhes ainda o azeite, o concentrado de tomate, a folha de louro, o cravinho e o vinho.
 Regue com 1 dl de água, tempere com sal e pimenta. Leve ao lume e deixe cozinhar por 10 minutos. Entretanto, bata o queijo-creme com as nozes e o leite de avelã e tempere.
 Proceda agora à montagem da lasanha, colocando camadas alternadas de massa, estufado de soja, o queijo-creme e o flamengo ralado num tabuleiro. Termine com uma camada de queijo ralado. Leve ao forno a 180ºC por 20 minutos e sirva.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Requeijão no forno



Ingredientes:

400 grs de requeijão;
10 gemas;
2 ovos;
300 grs de açúcar;
uma pitada de sal;
açúcar em pó q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Unte una forma com manteiga e polvilhe com farinha. Passe o requeijão, por um passador de rede e misture o açúcar. Adicione as gemas e os ovos, misturando muito bem. Por último, junte o sal e envolva bem até desfazer. Verta o preparado de requeijão na forma e leve a cozer no forno já quente, durante cerca de 45 minutos. Quando se encontrar cozido, retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme, polvilhe com açúcar em pó e sirva frio.

 Bom apetite!!!

Quiche de frango



Ingredientes:

300 grs de peito de frango;
1 cebola;
100 grs de cogumelos;
4 ovos;
1 colher (sopa) de salsa picada;
1 colher (sopa) de orégãos;
2 dl de natas;
1 embalagem de massa quebrada;
sal, pimenta preta e manteiga q.b.

Preparação:

 Coza o frango em água e sal. Escorra, desfie e reserve a carne. Ligue o forno a 200ºC. Descasque a cebola e pique-a.
 Corte os cogumelos em quartos e reserve-os. Bata os ovos e misture-lhes a cebola e os cogumelos. Tempere com sal, pimenta preta, a salsa e os orégãos.
 Por último, misture as natas e o frango. Unte uma tarteira com manteiga e forre-a com a massa quebrada, pique o fundo com um garfo.
 Verta o preparado de frango e leve a meio do forno durante 35 minutos. Retire e sirva a quiche quente ou fria, conforme preferir.

 Bom apetite!!!

Pudim de limão



Ingredientes:

8 folhas de gelatina;
5 ovos;
2 colheres (sopa) maisena;
100 grs de açúcar;
2 dl de leite;
1 limão grande (sumo);
mel e rodelas de limão q.b.

Preparação:

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Entretanto, misture as gemas com a maisena, o açúcar e o leite. Leve-os ao lume, em banho-maria, para engrossar. Remova do calor, incorpore a gelatina escorrida e junte o sumo de limão.
 Deixe arrefecer. Levante as claras em castelo e envolva-as, cuidadosamente, no preparado anterior. Forre uma forma com película aderente e preencha-a com o creme. Leve ao frigorífico, até solidificar. Desenforme e sirva decorado com mel e rodelas de limão.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Sopa Jardineira



Ingredientes:

3 dentes de alho;
1 cebola;
100 grs de alho-francês;
0,5 dl de azeite;
250 grs de abóbora;
400 grs de batatas;
1,2 l de caldo de galinha;
100 grs de preparado de legumes para jardineira;
sal q.b.

Preparação:

 Descasque a cebola e os dentes de alho e corte-os em pedaços, separe as folhas do alho-francês, lave-as bem e corte-as de igual forma.
 Refogue tudo em azeite e junte-lhe depois a abóbora e as batatas descascadas, cortadas em pedaços e muito bem lavadas.
 Regue então com o calde de galinha e deixe cozer por 20 minutos. Triture e rectifique os temperos. Junte-lhe depois os restantes legumes e deixe cozer por mais 10 minutos. Sirva.

 Bom apetite!!!

Serradura



Ingredientes:

3 pacotes de natas;
3 folhas de gelatina incolor;
1 lata de leite condensado;
1 pacote de bolachas maria;
água q.b.

Preparação:

 Bata as natas até ficarem firmes. Depois, derreta a gelatina em 3 colheres, das de sopa, de água, em banho-maria. Junte ao leite condensado e envolva com as natas. Coloque o preparado num recipiente e leve ao frigorífico. Polvilhe com a bolacha ralada. Sirva fresco.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Grão à Portuguesa



Ingredientes:

300 grs de carne de vaca;
300 grs de entremeada;
300 grs de galinha;
200 grs de cenoura;
1/2 farinheira;
1/2 chouriço de carne;
1 lata grande de grão cozido;
200 grs de massa cotovelo;
2 ovos;
300 grs de fatias de pão duro;
1 raminho de hortelã;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Corte todas as carnes em pedaços e coza-os, juntamente com as cenouras, cortadas às rodelas, em água abundante temperada com sal e pimenta, por 35 minutos.
 Junte-lhes os enchidos também cortados em pedaços e deixe cozer por mais 10 minutos. Findo esse tempo, adicione o grão escorrido e deixe que ferva.
 À parte, coza a massa e os ovos. Escorra a primeira e corte os segundos em gomos. Coloque as fatias de pão num recipiente de ir à mesa.
 Sobreponha-lhe todos os ingredientes, regue com o caldo da cozedura das carnes, decore com a hortelã e sirva.

 Bom apetite!!!

domingo, 11 de março de 2012

Queijadas de Laranja



Ingredientes:

500 grs de açúcar;
2,5 dl de água;
5 ovos;
5 gemas;
1 laranja (raspa e sumo);
manteiga e açúcar q.b.

Preparação:

 Num tacho, coloque a água, adicione o açúcar e leve ao lume a ferver, até obter ponto de fio. Entretanto, unte pequenas formas com manteiga e polvilhe com açúcar. Numa taça, junte os ovos, as gemas, a raspa e o sumo da laranja; misture tudo cuidadosamente, para que o preparado não levante espuma.  Adicione de seguida a calda de açúcar e envolva suavemente. Preencha as formas com o preparado das gemas e leve a cozer no forno a 200ºC, durante cerca de 35 minutos. Assim que as queijadas se encontrem cozidas, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva.

 Bom apetite!!!

sábado, 10 de março de 2012

Rolinhos de beringela com carne picada



Ingredientes:

1 beringela grande;
1 dente de alho;
1 cebola;
1 colher (sopa) de polpa de tomate;
600 grs de carne de vaca picada;
1 pacote de molho béchamel de compra;
5 tomate-cereja;
1 raminho de salsa;
sal grosso, azeite, sal, pimenta e vinho branco q.b.

Preparação:

 Lave a beringela e corte-a em fatias finas, no sentido do comprimento. Polvilhe-as com sal grosso e reserve-as por alguns minutos. Descasque a cebola e o alho, pique-os e refogue-os num fio de azeite. Junte-lhes depois, a polpa de tomate e a carne picada.
 Cozinhe e refresque com o vinho branco; deixe evaporar. Tempere e retire do calor. Reserve. Passe as beringelas por água corrente e seque-as muito bem com um pano de cozinha. Grelhe-as e deixe que arrefeça um pouco.
 Recheie-as com um pouco do preparado de carne. Prenda cuidadosamente com um palito e disponha os rolinhos num recipiente refractário. Regue-os com o molho béchamel e leve-os ao forno a gratinar. Retire e sirva-os decorados como  tomate-cereja e a salsa picada.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pudim de laranja



Ingredientes:

5 folhas de gelatina;
1 casca de limão:
200 grs de açúcar;
2 colheres (sopa) de meisena;
2 ovos;
2 dl de sumo de laranja;
2 dl de natas;
120 grs de palitos de champanhe;
3 colheres (sopa) de rum;
caramelo líquido q.b.

Preparação:

 Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Aqueça o leite com a casca de limão, no microondas por três minutos em potência máxima. Entretanto, misture o açucar com a maisena  e os ovos. Elimine a casca do limão e verta o leite em fio, sem parar de bater, na mistura anterior. Leve ao microondas durante 6 minutos em potência máxima. Mexa a meio do tempo. Retire e incorpore-lhe a gelatina bem espremida. Por último, junte-lhe meio decilitro de sumo de laranja, envolva e deixe arrefecer. Entretanto bata as natas. Coloque então, numa forma, camadas alternadas de creme, palitos champanhe embebidos numa mistura de rum, com o restante sumo de laranja e ainda camadas de natas. Leve ao congelador, por duas horas. Desenforme, regue com caramelo e decore a seu gosto. Sirva fresco.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Macarrão com legumes






 
Ingredientes:

1 cebola;
3 dentes de alho;
0,5 dl de azeite;
1 lata de tomate pelado;
1 cubo de concentrado de caldo de galinha;
1 curgete;
2 cenouras;
300 grs de ervilhas congeladas;
300 grs de macarrão riscado;
sal, pimenta e óleo q.b.

Preparação:

 Descasque a cebola e os alhos; pique-os e refogue-os no azeite. Pique o tomate e adicione-o ao refogado. Prepare o caldo de galinha: Leve 3 dl de água ao lume até ferver. Junte-lhe o cubo de concentrado, misture bem para dissolver e verta no refogado. Tempere com sal e pimenta.
 Corte a curgete e as cenouras em cubos, adicione-as ao preparado anterior e deixe-os cozer por dez minutos. Acrescente as ervilhas e mantenha-as no lume durante 5 minutos.
 Entretanto, leve ao lume um recipiente com água abundante com um pouco de óleo e, quando ferver, junte-lhe o macarrão. Deixe-o cozer, durante 7 a 8 minutos. Retire a massa do lume e escorra-a. Sirva-a, misturada com o estufado de legumes.

 Bom apetite!!!

sábado, 3 de março de 2012

Pato com amêndoa



Ingredientes:

3 fatias de pão de forma sem côdea;
1,5 dl de leite;
100 grs de amêndoa palitada torrada;
1 cebola;
2 dentes de alho;
1,5 kg de pato;
2 dl de vinho branco;
2 dl de azeite;
800 grs de batatinhas;
sal, pimenta, amêndoa palitada e torrada e salsa q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Demolhe o pão no leite e junte-lhe a amêndoa, a cebola e os alhos, ambos picados. Tempere com sal e pimenta, mexa bem e reserve. Coloque a carne num tabuleiro, regue-a com o vinho e o azeite e tempere-a com sal e pimenta.
 Recheie-a com o preparado reservado. Descasque as batatinhas, lave-as e tempere-as com sal. Junte-as à carne e leve-as ao forno, durante 45 minutos.
 Retire do forno e polvilhe com um pouco de salsa picada e amêndoas palitadas e torradas. Decore com um raminho de salsa e sirva.

 Bom apetite!!!