segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pão de legumes



Ingredientes (massa):

250 grs de farinha;
1 dl de água morna;
1 colher (sopa) de azeite;
3 colheres (chá) de fermento em pó;
sal q.b.

Ingredientes (recheio):

2 cenouras;
1 molho de espinafres;
2 queijo mozzarella;
2 colheres (sopa) de azeitonas pretas laminadas;
sal, farinha e azeite q.b.

Preparação:

 Coloque a farinha numa bancada de trabalho, abra uma cavidade no centro e comece a juntar, aos poucos e trabalhando sempre a massa, a água morna, o azeite, o fermento e uma pitada de sal. Amasse até envolver bem. Transfira a massa para uma tigela, tape-a com um pano e deixe-a descansar por 20 minutos.
 Entretanto, descasque as cenouras e corte-as em palitos; arranje os espinafres e lave-os. Leve um tacho com água temperada de sal ao lume, junte-lhe as cenouras e em seguida, os espinafres. Coza-os de forma a que fiquem um pouco rijos. Escorra-os muito bem.
 Aqueça o forno a 180ºC e corte o queijo em fatias. Divida a massa em duas porções iguais e tenda-as numa bancada polvilhada de farinha. Pincele-as com azeite e sobreponha-lhes os espinafres, o queijo, as azeitonas, as cenouras e mais um pouco de queijo. Feche os pães e transfira-os para um tabuleiro untado com azeite.
 Pincele-os de novo com um pouco de gordura e leve-os ao forno por 35 minutos. Retire-os, deixe-os arrefecer um pouco e sirva-os.

 Bom apetite!!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Tarteletes de tangerina



Ingredientes:

100 grs de biscoitos integrais;
2 colheres (sopa) de açúcar mascavado;
50 grs de passas;
50 grs de margarina vegetal;
1 colher (chá) de maisena;
1 colher (sopa) de custard em pó;
4 dl de bebida de soja;
2 dl de sumo de tangerina;
margarina vegetal q.b.

Preparação:

 Unte forminhas de tarteletes com margarina vegetal e reserve-as. Ligue o forno a 180ºC. Parta os biscoitos em pedaços. Adicione-lhes o açúcar mascavado, as passas e a margarina e triture. Com a massa obtida, forre as formas e leve ao forno por 10 minutos. Retire e deixe arrefecer.
 Entretanto, misture a maisena com o custard. Junte-lhe a bebida de soja e o sumo de tangerina e misture. Leve a lume brando sem parar de mexer, até obter um preparado homogéneo.
 Retire do calor e deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente. Preencha as tarteletes com o preparado de tangerina e leve ao congelador para solidificar um pouco. Sirva-as decoradas a gosto.

 Bom apetite!!!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Polvo à lagareiro



Ingredientes:

1,5 kg de polvo;
2 cebolas;
2 folhas de louro;
1 kg de batatas;
6 dentes de alho;
1/2 pimento verde;
2 tomates maduros;
1 ramo de salsa;
1,5 dl de azeite;
1 colher (chá) de vinagre;
sal e pimenta preta em grão q.b.

Preparação:

 Lave bem o polvo e coloque-o numa panela de pressão. Cubra-o com água e junte-lhe uma cebola inteira, uma folha de louro, sal e pimenta. Leve ao lume e coza por cerca de 25 a 30 minutos. Ligue o forno a 200ºC. Entretanto, lave as batatas e disponha-as num tabuleiro, polvilhe com sal grosso e leve ao forno por 30 minutos. Escorra o polvo e transfira-o para um tabuleiro de barro. Descasque então os alhos, arranje o pimento e corte-o em tiras, assim como a restante cebola em gomos. Junte tudo isto ao polvo. Adicione-lhe ainda o tomate cortado em gomos, limpo de pele e de sementes. Polvilhe com salsa picada, regue com o azeite e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Remova do calor e salpique com o vinagre. Sirva de seguida com as batatas assadas.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Descaroçador


 Este pequeno utensílio manual, serve para retirar os caroços das azeitonas e das cerejas.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pizza de legumes



Ingredientes:

100 grs de bróculos;
300 grs de massa de pão de compra;
1 dl de molho de tomate;
100 grs de grão cozido;
1 cebola;
1/2 alho francês;
200 grs de queijo mozarela ralado;
sal, farinha e orégãos q.b.

Preparação:

 Coza os bróculos em água com sal. Escorra-os e reserve-os. Ligue o forno a 180ºC. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e coloque-a num tabuleiro.
 De seguida, cubra-a com molho de tomate e sobreponha-lhe os bróculos reservados, o grão escorrido, a cebola picada e o alho-francês, arranjado e cortado em rodelas.
 Polvilhe ainda com o queijo mozarela e orégãos. Leve a piza ao forno por cerca de 15 minutos. Retire-a e sirva-a quente.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Papos de Anjo



Ingredientes:

10 gemas;
2 ovos;
500 grs de açúcar;
uma vagem de baunilha.

Preparação:

 Ligue o forno a 160ºC e unte pequenas forminhas com manteiga. De seguida, bata muito bem as gemas com  os ovos inteiros, até obter um preparado espumoso. Distribua pelas formas, apenas até três quartos da sua capacidade. Leve ao forno, por cerca de 20 minutos. Retire e deixe arrefecer. Entretanto, leve 5 dl de água ao lume, juntamente com o açúcar e a baunilha, até obter ponto de fio. Passe os bolinhos por esta calda, decore a seu gosto e sirva.

 Bom apetite!!!

Salada de atum



Ingredientes:

300 grs de massa conchinhas;
1 cebola;
2 tomates;
1 lata pequena de corações de alcachofras;
2 latas de atum;
2 ovos cozidos;
1 colher (sopa) de coentros picados;
sal, azeite e vinagre balsâmico q.b.

Preparação:

 Coza a massa seguindo as instruções da embalagem. Escorra-a, passe-a por água corrente e deixe-a arrefecer por completo. Reserve no frigorífico. Descasque, então, a cebola e pique-a. Elimine as sementes ao tomate e corte-o em cubos pequenos.
 Misture ambos numa tigela e envolva-lhes as alcachofras cortadas em pedaços, o atum escorrido e lascado e um ovo cozido. Acrescente, de seguida, a massa e tempere com sal, azeite, vinagre e os coentros picados. Envolva bem e rectifique os temperos. Sirva decorado com o restante ovo cozido, cortado em gomos.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quiche de bacalhau



Ingredientes:

1 embalagem de massa quebrada de compra;
2 cebolas;
1/4 pimento verde;
1/4 pimento vermelho;
200 grs de sobras de bacalhau cozinhado;
1 colher (sopa) de coentros picados;
5 ovos;
2 dl de natas;
50 grs de queijo ralado;
manteiga, sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Unte uma tarteira com manteiga e forre-a com a massa quebrada. Corte as cebolas em meias-luas, os pimentos em juliana e refogue tudo em manteiga.
 Desfie o bacalhau e junte-o ao refogado. Tempere com sal, pimenta e os coentros. Envolva e reserve no frigorífico. Bata os ovos com as natas, tempere com sal e pimenta.
 Verta o preparado de bacalhau sobre a massa, espalhe, cubra com a mistura de ovos e natas e polvilhe com o queijo ralado. Leve a quiche ao forno, a 190ºC, por 25 a 30 minutos. Retire-a e sirva-a quente ou fria.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pudim de amêndoa



Ingredientes:

0,5 kg de açúcar;
2 dl de água;
1 casca de limão;
1 pau de canela;
1 colher (chá) de maisena;
3 ovos;
10 gemas;
160 grs de amêndoas trituradas;
1 colher (sopa) de coco ralado;
manteiga q.b.

Preparação:

 Unte uma forma redonda com manteiga. Ligue o forno a 180ºC e coloque dentro um tabuleiro com água. Junte o açúcar com a água, a casca de limão e o pau de canela, mexa e leve ao lume até obter ponto de fio forte. Misture a maisena com os ovos e as gemas e junte-lhes o açúcar aos poucos, mexendo sempre. Passe por um passador de rede fina, acrescente a amêndoa e o coco e deixe repousar durante 15 minutos. Mexa mais um pouco e verta na forma; leve ao forno, em banho-maria, e deixe cozer cerca de uma hora. Retire do forno, deixe arrefecer completamente e desenforme.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Massa chinesa com legumes



Ingredientes:

300 grs de massa chinesa (noodles);
1 curgete;
1 cenoura;
100 grs de alho-francês;
1 dente de alho;
1 pimento laranja;
1 lata de rebentos de soja;
1 colher (sopa) de sementes de sésamo;
sal, azeite, molho de soja e pimenta q.b.

Preparação:

 Leve um tacho ao lume com água abundante temperada de sal. Quando ferver, junte a massa e deixe-a cozer. Entretanto, lave bem os legumes, descasque a cenoura, retire as sementes do pimento e corte todos estes ingredientes em tiras. Passe-os por água e escorra-os juntamente com os rebentos de soja.
 Entretanto, leve um tacho ao lume com um pouco de azeite, adicione-lhe os legumes e o alho esmagado. Tape e deixe estufar, mexendo de vez em quando.
 Escorra a massa quando esta estiver cozida e junte-a aos legumes. Tempere o preparado com molho de soja, pimenta e sal a gosto. Por fim, polvilhe com as sementes de sésamo e sirva em seguida.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Corta-Melão

 Existe em duas versões, arredondada ou triangular, para uma apresentação mais original.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Rolo de carne com ovos



Ingredientes:

800 grs de carne de vaca picada;
2 ovos crus;
1 cebola;
4 ovos cozidos;
2 colheres (sopa) de molho de soja;
1 colher (chá de maisena);
sal, pimenta, noz-moscada, manteiga derretida, tomate-cereja e azeite q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Envolva a carne picada com os ovos crus e a cebola picada. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Barre uma folha de alumínio com manteiga derretida e sobreponha-lhe a misture de carne. Espalhe-a uniformemente e coloque os ovos cozidos ao centro, lado a lado.
 Enrole, pressionando o papel até obter um rolo. Leve ao forno, (com a própria folha de alumínio), por cerca de 25 a 30 minutos. Por fim, retire do calor e elimine a folha de alumínio. Dilua o molho de soja em 1 dl de água e leve-o ao lume.
 À parte, dissolva a maisena num pouco de água fria e junte-a ao preparado anterior. Mexa até o molho engrossar e tempere com sal e pimenta. Salteie tomate-cereja num fio de azeite quente. Sirva com o rolo de carne e o molho, decorando a gosto.

 Bom apetite!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Riscadinhos



Ingredientes (massa branca):

300 grs de farinha;
175 grs de açúcar;
250 grs de manteiga;
1 ovo;
1 raspa de limão.

Ingredientes (massa de chocolate):

250 grs de farinha;
175 grs de açúcar;
250 grs de manteiga;
1 ovo;
50 grs de cacau;
manteiga e farinha para polvilhar q.b.

Preparação:

 Ligue o forno para aquecer a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha. Junte e amasse todos os ingredientes das duas massas separadamente, até obter uma massa consistente. Estenda cada uma das massas, corte tiras e cole as brancas às de chocolate. Enrole outras tiras em forma de caracol e faça ainda pequenas bolas. Leve a cozer no forno já quente, durante cerca de 15 minutos. Decorrido o tempo, retire do forno e deixe arrefecer.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rabadilha salteada



Ingredientes:

600 grs de rabadilha;
1 dl de azeite;
4 dentes de alho;
2 cebolas;
1/2 pimento vermelho;
1 folha de louro;
2 colheres (sopa) de molho de soja;
1 colher (chá) de farinha maisena;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Com o auxílio de uma faca bem afiada, limpe a carne de peles e gorduras. De seguida, corte-a em escalopes e, posteriormente, em tiras finas. Tempere-as com sal e pimenta. Reserve-as. Aqueça o azeite numa frigideira. Junte-lhe a carne e deixe corar. Escorra-a. Lamine os alhos, corte as cebolas em meias-luas e o pimento em tiras. Salteie-os, com o louro, na gordura anterior. Adicione a carne e verta o molho de soja. Regue com um pouco de água e engrosse o molho, com a maisena, dissolvida em água fria. Deixe ferver um pouco, retire a carne e sirva-a de imediato.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pudim de abóbora (sem abóbora)



Ingredientes:

400 grs de açúcar;
100 grs de amêndoa triturada;
1,5 dl de água;
15 grs de manteiga;
2 pães pequenos sem crosta esfarelados;
6 gemas;
2 ovos;
1/2 colher (café) de canela;
2 colheres (sopa) de doce de gila.

Preparação:

 Aqueça o açúcar com a água até atingir ponto de pasta fraco. Junte a amêndoa triturada e a manteiga. Misture muito bem e retire do lume. Deixe passar alguns minutos antes de misturar as gemas e os ovos já batidos. Depois, junte o pão esfarelado e misture bem. Acrescente a canela e o doce de gila. Coloque em forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar, e leve a cozer, em banho-maria, durante cerca de 2 horas.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lombo de porco com ameixas



Ingredientes:

600 grs de lombo de porco;
100 grs de ameixas descaroçadas;
1 limão (sumo);
2 cebolas;
2 dentes de alho;
300 grs de batata-doce;
2 dl de vinho branco;
1 dl de azeite;
300 grs de pimentos verdes;
12 tomate-cereja;
1 colher (sopa) de mostarda;
sal q.b.

Preparação:

 Faça um furo na carne e recheie-a com as ameixas. Ate com um fio de cozinha e tempere-a com sal e sumo de limão. Ligue o forno a 200ºC.
 Descasque a cebola e corte-a em meias-luas, pique o alho e corte a batata em cubos. Coloque tudo num tabuleiro e sobreponha-lhes a carne.
 Regue com o vinho e o azeite. Leve ao forno por 20 minutos. Regue, de vez em quando, com o próprio molho. Por fim, junte os pimentos e o tomate. Deixe cozinhar por mais 10 minutos.
 No final, retire a carne e os legumes e triture o molho. Coe-o e adicione-lhe a mostarda. Rectifique-lhe os temperos e sirva-o com a carne e os legumes.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Profiteroles



Ingredientes (massa):

1 dl de água;
1 dl de leite;
50 grs de manteiga;
1 pitada de sal;
120 grs de farinha;
3 ovos;
manteiga e farinha q.b.;
morangos e chantily q.b.

Ingredientes (receheio e cobertura):

3 dl de natas;
2 colheres (sopa) de açúcar;
200 grs de chocolate em tablete para culinária;
morangos e chantily q.b.

Preparação:

Prepare a massa e deixe-a descansar durante 15 minutos. Ligue o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga, enfarinhe-o e coloque pequenas colheradas de massa no mesmo, tendo o cuidado de deixar espaços entre cada uma. Leve ao forno por 35 minutos. Retire, deixe arrefecer e reserve.
 Bata 2 dl de natas, junte o açúcar e bata mais um pouco. Coloque-as num saco de pasteleiro munido de boquilha lisa e fina e recheie os profiteroles, furando a base dos mesmos com a boquilha. Reserve-os no frigorífico, durante 30 minutos.
 Parta o chocolate em pedaços, adicione-lhes as restantes natas e leve ao lume, em banho-maria, mexendo de vez em quando. Verta sobre os profiteroles frios e decore com morangos e chantily. Sirva.


 Bom apetite!!!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Utensílios - Corta-Massa





 O corta-massa consiste numa pequena forma oca de metal, de folha de flandres ou plástico, que serve para recortar a massa para certos bolos ou legumes, lisa ou canelada, redonda, quadrada, triângular ou com qualquer outra forma, existe em vários tamanhos.

 * Na falta de um corta-massas, use um copo simples invertido.

Quiche de carne



Ingredientes:

300 grs de massa folhada;
200 grs de presunto;
200 grs de carne de vaca;
1 dl de vinho branco;
1 dl de azeite;
1 colher (sobremesa) de alho picado;
1 dl de leite;
1 dl de natas;
3 ovos;
1 colher (sobremesa) de queijo parmesão ralado;
manteiga, farinha, sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Unte uma tarteira com manteiga e enfarinhe-a. Estenda a massa folhada sobre uma superfície polvilhada com farinha e aplique-a para forrar a forma, ajustando-a bem às paredes da mesma.
 Cubra com folha de alumínio e sobreponha-lhe leguminosas secas, pressionando ligeiramente. Leve a meio do forno, durante 10 minutos. Remova-as e reserve a massa.
 Entretanto, corte o presunto e a carne em cubos. Tempere com o vinho, metade do azeite, o alho, sal e pimenta. Deixe marinar durante 10 minutos. Salteie a carne no restante azeite. Regue com a marinada e deixe ferver por 2 minutos.
 Retire do calor e escorra o excesso de molho. À parte, misture o leite, as natas, os ovos e o queijo. Bata bem e aplique como recheio da massa, bem como as carnes. Leve a meio do forno, durante 40 minutos. Retire e sirva quente.

 Bom apetite!!!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Pãezinhos com chouriço



Ingredientes:

400 grs de farinha;
40 grs de fermento de padeiro;
1 colher (chá) de sal fino;
200 grs de chouriço de carne em rodelas.

Preparação:

 Coloque a farinha em monte e disponha, no centro da mesma, o fermento dissolvido num pouco de água e o sal. Vá adicionando cerca de 1,5 dl de água aos poucos, até obter uma massa lisa (se necessário, adicione um pouco mais de água). Deixe levedar, durante 30 minutos. Divida-a em seis partes iguais, tenda pequenas bolas e deixe levedar, por mais 15 minutos. Estenda as bolinhas, coloque rodelas de chouriço e enrole. Faça um corte na diagonal e deixe levedar de novo já num tabuleiro enfarinhado, até dobrar de volume. Aqueça o forno a 200ºC. Leve então os pãezinhos ao forno, durante 25 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva.

 Bom apetite!!!

Queijadas de Sintra



Ingredientes (massa):

100 grs de farinha;
1 pitada de sal;
manteiga e farinha q.b.

Ingredientes (recheio):

350 grs de queijo fresco;
350 grs de açúcar;
3 gemas;
1 colher (sopa) de farinha;
1 limão (raspa);
1 colher (chá) de canela em pó.

Preparação:

 Aqueça o forno a 250ºC. Unte pequenas formas com manteiga. Amasse a farinha com meio decilitro de água e o sal, até obter uma massa maleável. Estenda-a sobre uma superfície de trabalho, polvilhada com farinha, até obter uma espessura fina. Corte-a em pequenos círculos e aplique-os para forrar as forminhas. Reserve.
 Desfaça, então, o queijo fazendo-o passar por um passador de rede. Misture-lhe o açúcar e as gemas, mexendo sempre. Envolva-lhes depois a farinha, a raspa de limão e a canela. Preencha as formas com este preparado e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme as queijadas. Sirva-as.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pizza vegetariana



Ingredientes (massa):

400 grs de farinha;
30 grs de levedura de cerveja;
1 dl de água.

Ingredientes (recheio):

1 pimento verde;
100 grs de cenouras;
1 cebola;
4 colheres (sopa) de molho de tomate;
50 grs de rebentos de soja;
150 grs de queijo ralado;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Misture os ingredientes da massa e deixe levedar durante 30 minutos. Ligue o forno a 180ºC. Entretanto, arranje o pimento, as cenouras e a cebola. Corte tudo em tiras.
 Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e cubra-a com o molho de tomate.
 Sobreponha-lhes os legumes que arranjou e leve a pizza ao forno. Retire do calor e salpique-a com rebentos de soja. Polvilhe-a com o queijo ralado e leve-a de novo ao forno, deixando-a cozinhar por mais 5 minutos. Sirva-a de seguida.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pêras de coco



Ingredientes:

2 dl de leite de coco;
200 grs de açúcar amarelo;
100 grs de coco ralado;
6 gemas;
coco ralado, cravinhos e hortelã q.b.

Preparação:

 Misture o leite de coco com o açúcar e leve ao lume até ferver. Adicione o coco ralado e ferva por mais dois minutos. Retire do calor, deixe arrefecer um pouco e envolva-lhe as gemas batidas com um garfo. Leve de novo ao lume até obter ponto de estrada. Verta para um tabuleiro polvilhado com coco e deixe arrefecer. Molde então, pequenas pêras e passe-as por coco ralado. Disponha depois, em cada uma delas, um cravinho e uma folha de hortelã.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rolo fingido



Ingredientes:

1/2 alho francês (em rama);
400 grs de massa folhada;
16 fatias de presunto;
500 grs de carne picada;
1 cebola picada;
3 dentes de alho picados;
1 raminho de coentros picados;
1/2 pimento vermelho;
1 ovo;
2 gemas;
farinha, sal e pimenta.

Preparação:

 Arranje o alho francês e escalde as folhas. Escorra-as bem. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e apare as pontas até obter um rectângulo. Sobreponha-lhe as fatias de presunto, seguidas do alho francês. Ligue o forno a 180ºC. À parte, misture a carne picada com a cebola, o alho, os coentros e o pimento cortado em cubinhos. Acrescente-lhe ainda o ovo e tempere com sal e pimenta. Envolva; coloque o preparado sobre a massa.Enrole e feche as extremidades. Dilua as gemas num pouco de água e pincele o rolo. Pressione bem, vire-o e pincele novamente. Decore com as aparas e leve ao forno, durante 40 minutos. Acompanhe com puré de cenoura e espinafre.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Salada de feijão frade



Ingredientes:

1 lata grande de feijão frade;
2 latas pequenas de atum;
2 ovos cozidos;
1 cenoura ralada;
1 cebola;
2 colheres (sopa) de salsa picada;
2 colheres (sopa) de pimento verde cortado em cubos;
1 dl de azeite;
1 colher (café) de vinagre;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Retire o feijão da lata, lave e escorra-o num passador de rede fina. Coloque numa tigela e reserve.
 Depois, pique a cebola e junte-a ao feijão frade. Adicione, em seguida, o atum, previamente escorrido e lascado, a cenoura ralada, o pimento em cubos, a salsa, o azeite e o vinagre. Tempere de sal e pimenta, envolva bem, mas com muito cuidado.
 Coloque no recipiente onde vai servir, rectifique os temperos e decore com os ovos cozidos cortados em quartos.

 Bom apetite!!!

Tarteletes de chocolate



Ingredientes (massa):

220 grs de farinha;
100 grs de manteiga;
100 grs de açúcar em pó;
1 ovo;

Ingredientes (recheio e cobertura):

200 grs de chocolate em barra para culinária;
2 dl de natas;
50 grs de chocolate branco ralado;
4 gemas;
100 grs de açúcar;
1 colher (chá) de farinha;
1 colher (chá) de maisena;
3 gotas de aroma de baunilha;
2,5 dl de leite.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Unte formas de tartelete com manteiga. Misture a farinha, a manteiga, o açúcar em pó e o ovo; amasse até obter uma massa homogénea. Estenda-a com o rolo, corte em círculos e forre as formas. Cubra com papel de alumínio, preencha com leguminosas e leve ao forno, por 25 minutos. Retire do calor e deixe arrefecer. Misture o chocolate picado, com as natas e derreta-os em banho-maria. Mexa ocasionalmente, até ficar em creme. Entretanto, junte as gemas com o açúcar, a farinha, a maisena e o aroma de baunilha. Ferva o leite e verta-o sobre o creme anterior, sem parar de mexer. Leve de novo ao lume, para engrossar. Retire do calor e deixe arrefecer. Recheie as tarteletes com o creme de baunilha, cubra com o de chocolate e por fim polvilhe com chocolate branco ralado. Termine a decoração a seu gosto.

 Bom apetite!!!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Migas de abóbora



Ingredientes:

1 pão tipo saloio;
5 dl de caldo de galinha;
1 abóbora (1kg);
1 dl de azeite;
3 dentes de alho;
200 grs de linguiça;
sal e alecrim q.b.

Preparação:

 Comece por ligar o forno a 180ºC. De seguida, corte o pão em pedaços e amoleça-os com o caldo de galinha. Lave muito bem a abóbora e retire-lhe uma tampa. Remova cuidadosamente o miolo para não danificar a casca. Coza-o em água temperada de sal, escorra-o e pique-o.
 Regue a casca da abóbora com metade do azeite e leve-a ao forno durante 5 minutos. De seguida, pique os alhos e refogue-os no restante azeite. Junte-lhes depois o pão e a linguiça, cortada em rodelas. Mexa até obter a consistência desejada. Por fim, acrescente o miolo de abóbora picado e rectifique os temperos.
 Aplique como recheio da "caixa" de abóbora e decore com folhinhas de alecrim. Sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

Pastéis de feijão e amêndoa



Ingredientes (massa):

200 grs de farinha;
80 grs de manteiga;
1 ovo;
uma pitada de sal;
água morna q.b.

Ingredientes (recheio):

250 grs de puré de feijão cozido;
50 grs de amêndoa ralada;
250 grs de açúcar;
200 grs de manteiga;
100 grs de farinha;
5 gemas;
3 ovos.

Preparação:

 Misture muito bem, a amêndoa ralada com o puré de feijão e o açúcar. Adicione os ovos e as gemas, um a um e mexendo bem entre cada adição. De seguida incorpore a farinha e a manteiga amolecida. Amasse bem e reserve. Prepare agora a massa: Peneire a farinha, para uma tigela e misture a manteiga amolecida e o ovo. Acrescente o sal e a água suficiente, amassando até que o preparado se descole do recipiente. Coloque a massa no frigorífico para repousar, durante 15 minutos. Decorrido o tempo, estenda a massa e com ela forre pequenas formas, previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Recheie a massa com o preparado de feijão e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, durante cerca de 30 minutos. Quando os pastéis se encontrarem cozidos, retire-os do forno, desenforme e sirva-os polvilhados com açúcar em pó.

 Bom apetite!!!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Lasanha de peixe e marisco



Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo girassol;
280 grs de folhas de lasanha;
500 grs de pescada cozida;
2 dentes de alho;
1 cebola;
350 grs de cocktail de marisco;
1 raminho de coentros;
2 dl de molho béchamel;
1 iogurte natural;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Coloque um tacho ao lume com água abundante; tempere de sal e algumas gotas de óleo de girassol. Coza as folhas de lasanha durante 5 minutos. Retire-as cuidadosamente e mergulhe-as em água fria; deixe-as escorrer bem.
 Limpe a pescada de pele e espinhas e reserve-a. Refogue a cebola picada e os alhos laminados no óleo restante. Adicione o cocktail de marisco e, por fim, junte a pescada e os coentros picados. Tempere com sal e pimenta.
 À parte, misture o molho béchamel com o iogurte. Num tabuleiro refractário, disponha camadas alternadas de lasanha, do preparado de peixe e um pouco da mistura de molho. Finalize com molho e leve a meio do forno a 180ºC, durante 15 minutos. Retire e sirva decorado a gosto.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Macarrão com delícias do mar



Ingredientes:

300 grs de macarrão;
100 grs de ervilhas;
1/2 pimento verde;
2 tomates maduros;
500 grs de delícias do mar;
3 gemas;
3 colheres (sopa) de maionese;
4 dl de natas;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Coza o macarrão. Retire-o e escorra-o. À parte, coza as ervilhas. Ligue o forno a 180ºC. Lave o pimento e limpe o tomate de sementes. Corte-os em cubinhos. Corte as delícias em pedaços.
 De seguida, bata as gemas com a maionese e as natas e tempere com sal e pimenta. Coloque o macarrão num tabuleiro e, por cima, disponha as delícias e os legumes. Regue com o molho e leve ao forno até gratinar. Retire e sirva.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Concha


 Existe em aço inoxidável ou esmaltada. Deverá possuir duas, uma grande para a sopa e caldos, e outra, mais pequena para os molhos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Torta de legumes



Ingredientes:

8 ovos;
1 raminho de salsa;
300 grs de cenouras;
200 grs de feijão verde;
200 grs de queijo flamengo fatiado;
manteiga, sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga, forre-o com papel vegetal, que também deve ser untado. Bata os ovos com a salsa picada. Tempere-os com sal e pimenta. Verta-os no tabuleiro e leve a meio do forno por cerca de 15minutos.
 Entretanto, descasque as cenouras e rale-as. Retire o fio ao feijão verde e corte-o em tiras. Coza os legumes em água temperada com sal e pimenta.
 Depois dos ovos cozidos, vire-os sobre uma folha de papel vegetal, untada com manteiga. Coloque de novo no tabuleiro com o papel para baixo. Sobreponha-lhe os legumes, seguidos das fatias de queijo. Leve ao forno por mais 5 minutos. Retire e enrole cuidadosamente com o auxílio do papel. Deixe arrefecer e sirva.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tiramisú



Ingredientes:

50 grs de açúcar;
2 ovos;
uma pitada de sal;
250 grs de queijo-creme;
2 dl de café expresso;
16 palitos la reine;
cacau em pó q.b.

Preparação:

 Bata as gemas com o açúcar. À parte, bata as claras em castelo, juntamente com sal. Misture metade do queijo-creme com as gemas e incorpore as claras. Demolhe 8 palitos la reine, no café, até amolecerem por fora e não por dentro. Cubra o fundo de uma forma com os palitos demolhados. Por cima, verta metade do queijo-creme e alise a superfície. Ponha de molho os restantes palitos e disponha-os por cima do creme. Alise, novamente, a superfície. Depois, polvilhe com o cacau e deixe repousar no frigorífico.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Lombinhos de porco com camarão



Ingredientes:

700 grs de carne de porco;
4 dentes de alho;
1 colher (sopa) de massa de pimentão;
1 folha de louro;
2 dl de vinho branco;
300 grs de castanhas congeladas;
600 grs de batatas;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 dl de azeite;
400 grs de miolo de camarão;
1 raminho de estragão;
2 colheres (sopa) de coentros picados;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Corte a carne em pedaços e tempere-os com sal, 2 dentes de alho picados, a massa de pimentão, o louro e o vinho. Deixe tomar gosto por 20 minutos. Coza as castanhas com as batatas, em água temperada de sal.
 Escorra-as e reduza-as a puré. Tempere com sal e pimenta. Por fim, envolva-lhes a manteiga. Aqueça o azeite com os restantes alhos esmagados. Acrescente-lhes a carne escorrida e deixe que aloure.
 Refresque, então, com a marinada e cozinhe, em lume brando, por cerca de 15 minutos. Adicione o miolo de camarão e cozinhe por mais 3 minutos.
 Rectifique os temperos e sirva com o puré de castanhas e o molho, não sem antes decorar com raminhos de estragão e os coentros picados.

 Bom apetite!!!

Pavê de maracujá



Ingredientes:

6 folhas de gelatina;
4 maracujás;
150 grs de açúcar;
2 dl de água;
1 iogurte;
3 dl de natas;
200 grs de palitos de la reine;
2 colheres (sopa) de licor de laranja;
leite q.b.

Preparação:

 Prepare o prato onde vai servir a sobremesa, sobrepondo-lhe um aro forrado com fita de acetato. Demolhe a gelatina em água fria durante 10 minutos. Entretanto, corte e retire a polpa aos maracujás.
 Ferva o açúcar com a água, até obter ponto de pérola. Junte-lhe a polpa da fruta e deixe ferver. Adicione a gelatina escorrida e mexa bem. Coe e deixe arrefecer um pouco. Envolva-lhe, então, o iogurte e as natas batidas. Reserve.
 Forre o fundo do prato com os palitos de la reine, previamente passados por leite e pelo licor. Sobreponha-lhes um pouco do creme. Repita a operação, até terminarem os ingredientes, devendo a última camada ser de creme. Leve ao frigorífico até solidificar. Desenforme, decore a seu gosto e sirva.

 Bom apetite!!!

Lasanha de espinafres e requeijão



Ingredientes:

1 embalagem de lasanha fresca;
2 cebolas;
4 dentes de alho;
1 dl de azeite;
400 grs de espinafres cozidos;
1 requeijão;
1 tomate;
1 colher (café) de orégãos;
4 dl de molho béchamel;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Leve uma panela ao lume com água e sal. Quando começar a ferver, junte-lhe as folhas de lasanha e deixe-as cozer por 1 minuto. Retire-as e coloque-as em água fria. Reserve-as. Pique 3 dentes de alho e as cebolas; refogue-os em metade do azeite. Adicione os espinafres, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente o requeijão cortado em pedaços, envolva e tempere. Reserve. Leve o restante azeite ao lume com 1 dente de alho esmagado e, assim que estiver quente, junte o tomate, cortado aos pedaços. Salteie e tempere com os orégãos, sal e pimenta. Ligue o forno a 180ºC. Coloque 1 dl de béchamel no fundo de um tabuleiro refractário, cubra-o com uma folha de lasanha, seguida dos espinafres. Repita a operação até terminarem os ingredientes, devendo a última camada ser de molho béchamel. Espalhe o molho de tomate por cima e leve ao forno, durante 15 minutos. Retire e sirva.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Torta de cenoura



Ingredientes:

150 grs de cenouras;
10 ovos;
250 grs de açúcar;
mel q.b.

Preparação:

 Comece por ligar o forno a 180ºC e unte um tabuleiro com manteiga; forre-o com papel vegetal, que também deve untar. De seguida, descasque a cenoura e rale-a. À parte, misture os ovos com o açúcar e acrescente-lhes, depois, a cenoura. Verta para o tabuleiro e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire do forno, polvilhe com açúcar e desenforme sobre um pano de cozinha. Remova o papel vegetal e enrole a torta, com a ajuda do próprio pano. Deixe em repouso por alguns minutos, regue com mel, e sirva fresca.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Colher para fazer bolas


 Disponível nos hipermercados, na secção de facas, esta colher consiste numa meia-esfera adaptada a um cabo. Usa-se para recortar em pequenas bolas o melão, as batatas, o abacate, o gelado, etc.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Sopa da Horta



Ingredientes:

250 grs de batatas;
2 cenouras;
2 cebolas;
1 dente de alho;
0,5 dl de azeite;
1,2 l de água;
200 grs de bróculos;
200 grs de couve-flor;
200 grs de feijão verde;
sal q.b.

Preparação:

 Descasque as cenouras e batatas, lave e corte ambas em cubos, reserve. Descasque a cebola e o dente de alho; pique ambos e refogue no azeite. Adicione a cenoura e envolva. Regue com a água, tempere com sal e cozinhe cinco minutos. Arranje os bróculos em raminhos, assim como a couve-flor e o feijão verde em cubos. ; lave e acrescente estes legumes ao refogado das cenouras, assim como as batatas. Cozinhe durante cerca de 15 minutos em lume brando, retire metade dos legumes e triture a sopa. Junte os legumes que retirou e ferva por um minuto. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva.

 Bom apetite!!!

Mão de vaca guisada



Ingredientes:

2 kg de mão de vaca;
2 cebolas;
1 folha de louro;
2 cravinhos-da-índia;
2 dentes de alho;
0,5 dl de azeite;
2 tomates maduros;
2 dl de vinho branco;
2 cenouras;
2 batatas;
300 grs de feijão verde;
sal q.b.

Preparação:

 Arranje a carne e coloque-a numa panela de pressão. Cubra-a com água e junte-lhe 1 cebola, o louro e os cravinhos e o sal. Deixe cozinhar por 30 minutos. Coe o caldo, desosse a carne e corte-a em pedaços.
 Descasque a restante cebola e pique-a, assim como o alho. Refogue-os no azeite. Adicione-lhes o tomate picado e envolva. Junte a carne e tempere com sal. Mexa, refresque com o vinho e deixe cozinhar em lume brando.
 Descasque as cenouras e as batatas e corte-as em cubos, assim como o feijão verde. Junte-os à carne e regue com um pouco de caldo. Cozinhe por mais 15 minutos, rectifique os temperos, deixe apurar e sirva.

 Bom apetite!!!

Tarte de Natas



Ingredientes:

6 folhas de gelatina;
4 dl de natas;
1 lata de leite condensado;
200 grs de bolacha maria;
100 grs de manteiga à temperatura ambiente.

Preparação:

 Demolhe as folhas de galatina em água fria e bata as natas. Envolva-as no leite condensado. Escorra a gelatina e derreta-a em banho-maria. Adicione-a ao preparado anterior. Rale as bolachas e amasse metade das mesmas com a manteiga. Cubra o fundo de uma forma de aro amovível com a massa de bolacha. Sobreponha-lhe o creme de natas e leve ao frigorífico, até solidificar. Retire o aro e sirva a tarte, polvilhada com a restante bolacha ralada e decorada a seu gosto.

 Bom apetite!!!