sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Legumes assados no forno



Ingredientes:

600 grs de mandioca;
1 maçaroca;
100 grs de chalotas;
1 curgete pequena;
2 tomates maduros;
1 dl de azeite;
sal e tomilho q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Descasque a mandioca e corte-a em rodelas. Corte a maçaroca de igual forma. Descasque as chalotas e corte a curgete em pedaços. Lave o tomate e corte-o em gomos.
 Disponha todos os legumes, excepto o tomate, num tabuleiro e tempere-os com sal e tomilho. Regue com o azeite e leve a meio do forno durante 25 minutos.
 A 8 minutos do fim do tempo, junte o tomate e deixe finalizar a cozedura. Retire do calor e sirva.

 Bom apetite!!!

Lasanha de cenoura



Ingredientes:

50 grs de margarina de soja;
50 grs de farinha;
5 dl de leite;
2 dl de natas;
150 grs de queijo mozzarella;
4 ovos;
2 colheres (sopa) de molho pesto;
500 grs de cenoura ralada;
300 grs de folhas de lasanha fresca;
70 grs de queijo cheddar ralado;
sal e margarina de soja q.b.

Preparação:

 Derreta a margarina, junte-lhe a farinha e vá mexendo em lume brando. Verta o leite e as natas, a pouco e pouco, mexendo sempre, e deixe ferver para engrossar. Retire do calor, junte o queijo mozzarella e deixe arrefecer ligeiramente.
 Adicione-lhe os ovos batidos em fio, sem parar de mexer. Tempere com sal. Reserve 1/3 deste molho e junte o restante ao pesto, assim como a cenoura ralada.
 Ligue o forno a 150ºC. Unte um tabuleiro com margarina e preencha-o com camadas alternadas de lasanha e o preparado de cenoura. Regue com o molho reservado e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno por 30 minutos e sirva.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Lapas com molho Afonso



Ingredientes:

1 kg de lapas;
2 cebolas médias;
4 dentes de alho;
1 dl de azeite;
1 raminho de salsa;
1 colher (sopa) de manteiga;
2 gemas;
1 limão (sumo);
pimenta q.b.

Preparação:

 Descasque as cebolas e os dentes de alho; pique ambos, pique também a salsa depois de bem lavada. Refogue tudo no azeite e na manteiga; tempere com pimenta.
 Adicione as lapas, previamente limpas e lavadas. Assim que começar a ferver retire-as do lume. Bata as gemas e misture-as no molho, sem parar de mexer. Por fim, junte o sumo do limão e sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Cincho


 Forma de paredes perfuradas que permite escorrer o queijo fresco. Existe em grés ou em plástico.

Lacinhos com mexilhão



Ingredientes:

1/2 molhinho de grelos;
1 kg de mexilhão;
300 grs de farfalle tricolor;
2 colheres (sopa) de miolo de pinhão;
200 grs de delícias do mar;
sal, pimenta e azeite q.b.

Preparação:

 Arranje os grelos, lave-os bem e coza-os em água fervente, temperada de sal. Escorra-os, deixe arrefecer e reserve. Arranje o mexilhão, escalde-os e retire-lhes o miolo; reserve.
 Coza, então a massa, em água abundante, temperada com sal, durante 10 minutos. Deixe arrefecer e reserve. Salteie os pinhões numa frigideira antiaderente, até alourarem. Corte as delícias do mar em pedaços.
 Misture harmoniosamente todos os ingredientes, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Jardineira de vaca e curgete



Ingredientes:

600 grs de carne de vaca;
2 dentes de alho;
1 cebola;
0,5 dl de azeite;
2 colheres (sopa) de polpa de tomate;
1 dl de vinho branco;
600 grs de batatas;
200 grs de curgetes;
2 cenouras;
150 grs de ervilhas;
1 linguiça;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Corte a carne em cubos; pique o alho e a cebola. Leve o azeite ao lume e, depois de quente, adicione-lhe a carne. Core-a, junte-lhe o alho, a cebola e deixe refogar.
 Acrescente a polpa de tomate, refresque com o vinho e tempere com sal e pimenta. Regue com água e deixe cozer por 20 minutos.
 Entretanto, descasque os legumes e corte as batatas em quartos, a curgete em meias-luas e a cenoura em rodelas.
 Decorrido o tempo de cozedura da carne, junte os legumes anteriores, assim como as ervilhas e a linguiça em rodelas. Por fim, rectifique os temperos e sirva.

 Bom apetite!!!

Torta de cacau com chocolate branco



Ingredientes:

7 gemas;
130 grs de açúcar;
4 claras;
1 colher (sopa) de farinha maisena;
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
5 colheres (sopa) de cacau em pó;
40 grs de amêndoa moída;
1,5 dl de natas;
400 grs de chocolate branco;
manteiga q.b.

Preparação:

 Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal que também o deve untar. Ligue o forno a 220ºC. Bata as gemas com 100 grs de açúcar até esbranquiçar. Levante as claras em castelo, envolva-lhes o restante açúcar e bata mais um pouco. Peneire as farinhas juntamente com o cacau. Acrescente-lhes a amêndoa e envolva-os no preparado das gemas, alternando com as claras batidas. Verta para o tabuleiro e leve ao forno por 10 minutos. Retire, polvilhe com açúcar e desenforme sobre um pano de cozinha. Deixe arrefecer. Misture as natas com o chocolate cortado em pedacinhos e leve ao lume, em banho-maria, até homogeneizar. Aplique cerca de metade sobre a massa e enrole. Cubra a torta com o restante creme, decore e sirva.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Jantarinho de grão



Ingredientes:

1,2 kg de carne de porco (chispe, cabeça, orelha, entrecosto e carne limpa);
2 cebolas;
2 folhas de louro;
1 raminho de salsa;
250 grs de grão;
2 dentes de alho;
0,5 dl de azeite;
2 tomates;
2 cenouras;
300 grs de batatas;
200 grs de feijão verde redondo;
sal e fatias de pão q.b.

Preparação:

 De véspera, arranje as carnes, lave-as e salgue-as. Coloque o grão de molho. No dia seguinte, coza as carnes em água, juntamente com 1 cebola, 1 folha de louro, a salsa e sal. Entretanto, e à parte, coza o grão em  água temperada com sal.
 Descasque a restante cebola e os alhos. Refogue-os no azeite, juntamente com o tomate, limpo de peles e sementes, e restante louro.
 Refresque com o caldo da cozedura da carne e, assim que começar a ferver, adicione-lhe as cenouras e as batatas cortadas em cubos. Por fim, acrescente o feijão em pedaços.
 Quando os legumes estiverem cozidos, envolva-lhes as carnes cortadas em pedaços e o grão. Rectifique os temperos e deixe apurar um pouco. Disponha fatias finas de pão num recipiente e sobreponha-lhe o preparado anterior. Sirva de seguida.

 Bom apetite!!!

sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL


Oxalá pudéssemos meter o espírito de natal em jarros e abrir um jarro em cada mês do ano.

FELIZ NATAL!!!

Nozes de Cascais



Ingredientes:

250 grs de açúcar;
2 dl de água;
12 gemas;
250 grs de amêndoas raladas;
1 limão (sumo);
nozes q.b.

Preparação:

 Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até atingir ponto de pérola. Retire do calor e junte, em fio, as gemas previamente misturadas. Acrescente a amêndoa ralada e leve novamente o preparado a lume brando, para engrossar.
 Verta o doce para uma travessa e deixe-o arrefecer completamente. Tenda bolinhas com as mãos e sobre cada uma coloque meia noz.
 Entretanto, prepare o vidrado, levando o açúcar ao lume a ferver com a água, até obter ponto de rebuçado. Retire o tacho do lume e adicione o sumo de limão.
 Com a ajuda de dois garfos, passe as bolinhas pelo açúcar em ponto e coloque-as a secar sobre uma superfície untada com óleo alimentar. Depois das bolinhas bem secas, apare as pontas de açúcar em excesso com uma tesoura. Disponha-as em caixinhas de papel frisado e sirva.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Gratinado de macarrão e fumados



Ingredientes:

300 grs de macarrão;
250 grs de bróculos;
100 grs de tomate-cereja;
150 grs de bacon;
150 grs de chourição;
150 grs de presunto fatiado;
3 dl de molho béchamel;
70 grs de azeitonas pretas;
sal e óleo q.b.

Preparação:

 Coza o macarrão em água fervente temperada de sal e com um fio de óleo, seguindo o tempo indicado na embalagem. Separe os bróculos em raminhos e coza-os. Entretanto, lave e corte os tomates-cereja ao meio e reserve. Corte o bacon, o chourição e o presunto em tiras finas. Envolva todos os ingredientes e coloque num recipiente refractário. Regue com o molho béchamel e leve ao forno para gratinar. Retire, decore com azeitonas pretas e sirva.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Utensílios - Chaleira eléctrica


 A chaleira eléctrica é um utensílio que se revela indispensável em qualquer altura. Com efeito, pode precisar em qualquer momento de água quente para acrescentar a um prato, preparar um chá ou até mesmo para um banho-maria.

Pão-de-ló de Aveiro



Ingredientes:

8 ovos;
300 grs de açúcar;
300 grs de farinha;
1 colher (chá) de fermento em pó;
2 chávenas (chá) de doce de ovos;
1 raminho de hortelã;
manteiga, farinha e paus de canela q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com manteiga e forre o fundo com papel vegetal, também untado. Polvilhe-a com farinha e reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. À parte, levante as claras em castelo e junte a farinha com o fermento. Envolva ambos, alternadamente, na gemada anterior. Verta a massa na forma e leve-a ao forno por 45 minutos. Desenforme o bolo, quando estiver morno, e corte-o ao meio. Deixe arrefecer. Recheie-o com metade do doce de ovos, componha-o e cubra-o com o restante doce. Decore com paus de canela e o raminho de hortelã.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Iscas de cebolada



Ingredientes:

800 grs de iscas de vaca;
3 dentes de alho;
1 folha de louro;
1 colher (sobremesa) de massa de pimentão;
1,5 dl de vinho;
1,2 kg de batata;
1 dl de azeite;
3 cebolas;
sal, pimenta e salsa picada q.b.

Preparação:

 Tempere as iscas com sal, pimenta, os alhos laminados, o louro, a massa de pimentão e o vinho branco. Deixe marinar por 20 minutos. Descasque as batatas e coza-as em água temperada com sal.
 Escorra, depois, a carne da marinada e frite-a no azeite, de ambos os lados. De seguida, descasque as cebolas, corte-as em rodelas finas e adicione-as às iscas, deixando-as alourar ligeiramente.
 Refresque com a marinada, rectifique os temperos e deixe ferver. Sirva com as batatas cozidas, polvilhando tudo com salsa picada.

 Bom apetite!!!

Nogat



Ingredientes:

200 grs de açúcar;
50 grs de miolo de amendoim;
50 grs de miolo de pistácio;
50 grs de miolo de noz;
óleo q.b.

Preparação:

 Unte um tabuleiro com óleo e reserve. Coloque depois o açúcar numa frigideira e junte-lhe um decilitro de água. Leve ao lume e deixe ferver, até obter caramelo. Adicione-lhe então, os frutos secos grosseiramente picados e remova do calor. Verta sobre o tabuleiro e deixe arrefecer até solidificar. Corte, então, em triângulos e sirva.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Guisado de ervilhas



Ingredientes:

1 cebola;
1 dente de alho;
1 colher (sopa) de azeite;
800 grs de carne de porco para guisar;
2 chouriços de carne;
1 linguiça;
1 folha de louro;
1 colher (sopa) de polpa de tomate;
1 dl de vinho branco;
2 dl de água a ferver;
3 cenouras;
400 grs de ervilhas congeladas;
1 lata pequena de cogumelos;
200 grs de feijão verde redondo congelado;
1 raminho de salsa;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Pique a cebola e o alho e refogue-os no azeite. Corte a carne em cubos, o chouriço e a linguiça em rodelas. Envolva-os no refogado, com o louro, e deixe apurar mais um pouco. Tempere com sal e pimenta; junte a polpa de tomate e refresque com o vinho. Deixe ferver.
 Misture-lhes a água e as cenouras, descascadas e cortadas em cubos. Acrescente as ervilhas, os cogumelos e o feijão verde. Envolva, tape e deixe terminar a cozedura, em lume brando. Rectifique os temperos e polvilhe com metade da salsa picada. Decore com a restante e sirva.

 Bom apetite!!!

Torta de Chocolate



Ingredientes:

200 grs de açúcar;
8 ovos;
100 grs de farinha;
1 colher (chá) de fermento em pó;
200 grs de chocolate em tablete para culinária;
2 dl de natas;
manteiga e açúcar em pó q.b.

Preparação:

 Aqueça o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga, forre-o com papel vegetal e unte-o também. Junte os ovos com o açúcar e bata até dobrar o volume. Misture a farinha com o fermento, peneire-a e envolva-a no preparado dos ovos. Verta no tabuleiro e leve ao forno durante 12 minutos. Entretanto, pique o chocolate, junte-lhe as natas e uma colher (sopa) de manteiga. Leve ao lume, em banho-maria, mexendo até homogeneizar. Retire o bolo do calor e desenforme-o sobre um pano polvilhado com açúcar em pó. Recheie-o com o creme de chocolate e enrole-o cuidadosamente com o auxílio do pano. Leve a torta ao congelador por 30 minutos e sirva-a decorada a gosto.

 Bom apetite!!!

Gratinado de legumes



Ingredientes:

2 dl de natas de soja;
2 ovos;
2 batatas grandes;
1 cenoura grande;
1 curgete média;
1 cebola;
1 raminho de orégãos frescos;
sal, pimenta, noz-moscada, alho em pó, orégãos frescos
e manteiga q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Numa tigela misture as natas com os ovos. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada e alho em pó. Junte folhinhas de orégãos frescos e reserve.
 Descasque as batatas e a cenoura. Lave bem os legumes à excepção da cebola, e, com uma mandolina, corte-os em fatias finas, assim como o curgete. Coloque-os dentro do preparado das natas.
 Em seguida, descasque e corte a cebola em meias-luas. Junte-as também ao preparado-base e misture tudo muito bem. Transfira então para um pirex untado com manteiga. Leve ao forno, já quente, por 30 minutos. Sirva bem quente.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Utensílios - Caçarola para fazer molhos


 Podemos improvisar uma caçarola deste tipo, utilizando um tacho normal e um recipiente para cozinhar em banho-maria. Existem modelos eléctricos que regulam a temperatura do molho, sendo bastante prácticos tanto para o zabaglione como para o creme inglês.

Tarte de pêssego



Ingredientes:

180 grs de pêssego em calda;
200 grs de bolacha maria;
120 grs de manteiga amolecida;
1 lata de leite condensado;
5 gemas;
manteiga para untar, groselhas e folhas de hortelã q.b.

 Preparação:

 Triture 150 grs de pêssego, até obter uma polpa. Unte uma forma de tarte com manteiga. Triture a bolacha e misture com a manteiga; com a massa obtida, forre a tarteira. Misture muito bem, o leite condensado, com as gemas e a polpa de pêssego. Verta este preparado na tarteira e leve ao forno para cozer a 180ºC, durante cerca de 40 minutos. Depois de cozida, retire a tarte do forno, deixe arrefecer completamente, leve ao frio e desenforme. Decore a tarte com o restante pêssego cortado em cubos, groselhas e folha de hortelã.

 Bom apetite!!! 

domingo, 18 de dezembro de 2011

Frango recheado com passas e pão



Ingredientes:

1 kg de frango;
2 cebolas;
250 grs de cogumelos;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 baguete pequena;
2 colheres (sopa) de passas;
1,5 dl de vinho branco;
2 dentes de alho;
1 raminho de manjerona;
2 ovos;
3 colheres (sopa) de pão ralado;
1 curgete amarela;
1 curgete verde;
1 pimento cor-de-laranja;
1 espiga de milho;
125 grs de tomate-cereja;
1 beringela pequena;
4 colheres (sopa) de azeite;
sal grosso, manteiga, sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Desosse o frango, tendo o cuidado de não lhe tirar a pele. Pique as cebolas e os cogumelos e refogue-os na manteiga. Corte a baguete em pedaços e junte-os ao refogado. Demolhe as passas no vinho branco. Num almofariz, esmague os alhos com a manjerona e sal grosso. Esfregue o frango com este preparado, para tomar gosto. Verta o vinho e as passas no refogado e mexa. Em seguida, misture os ovos batidos e o pão ralado. Deixe cozinhar e espalhe sobre a carne. Enrole e coloque o rolo obtido sobre uma folha de alumínio, untada com manteiga. Reforce com outra folha e coloque num tabuleiro. Leve a meio do forno, a 200ºC, durante 45 minutos. Corte as curgetes, o pimento, o milho, o tomate e a beringela em pedaços e salteie-os lentamente no azeite. Tempere com sal e pimenta e sirva com o frango.

 Bom apetite!!!

Torta de coco



Ingredientes:

450 grs de açúcar;
8 ovos;
200 grs de coco ralado;
manteiga e açúcar para polvilhar.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Numa tigela, misture o açúcar com os ovos e o coco ralado. Mexa bem.
 Deite o preparado num tabuleiro, de 30 cm por 30 cm, forrado com papel vegetal e untado de manteiga, e leve a cozer, a meio do forno, durante 30 minutos.
 Depois da massa cozida, retire-a do forno e desenforme-a sobre um pano, polvilhado com açúcar. Enrole-a cuidadosamente, antes que arrefeça, e sirva a torta às fatias.

 Bom apetite!!!

Gratinado de Bacalhau



Ingredientes:

600 grs de migas de bacalhau;
2 cebolas médias;
300 grs de cenouras;
1/2 pimento vermelho;
1/2 pimento verde;
1 dl de azeite;
3 pães;
3 dl de natas;
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
2 ovos cozidos;
leite, sal, pimenta, azeitonas pretas e salsa para decorar q.b.

Preparação:

 Demolhe as migas de bacalhau em várias águas. Descasque as cebolas e as cenouras. Corte as primeiras em meias-luas e as segundas em tiras finas, assim como os pimentos. Refogue tudo no azeite. Junte o bacalhau e deixe refogar. Acrescente o miolo de pão, embebido em leite e ligeiramente espremido. Envolva e tempere com sal e pimenta. Adicione as natas e envolva tudo. Rectifique os temperos e deixe apurar mais um pouco. Coloque este preparado num recipiente refractário, polvilhe-o com o queijo e leve ao forno para gratinar. Descasque os ovos cozidos e corte-os em gomos. Decore o gratinado com os gomos de ovo em forma de flor, azeitonas pretas e salsa. Sirva.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Molotof de Amêndoa



Ingredientes:

12 claras;
250 grs de açúcar;
4 dl de caramelo líquido;
100 grs de miolo de amêndoa laminada torrada;

Preparação:

 Aqueça o forno a 200ºC. Unte muito bem com caramelo líquido uma forma grande de pudim. Bata as claras em castelo, adicionando aos poucos o açúcar. Continue a bater até este se encontrar desfeito. Quando as claras estiverem quase firmes, envolva o restante caramelo. Coloque as claras na forma, bata com a forma para deixar o molotof homogéneo e compacto. Leve ao forno em banho-maria, durante cerca de 20 minutos. Quando o molotof estiver cozido, retire-o do forno e deixe arrefecer.
 Vire sobre um prato, com cuidado para não desmanchar, polvilhe com a amêndoa, leve ao frigorífico e sirva frio. Pode-se decorar com caramelo líquido.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Frango na caçarola





Ingredientes:

1 frango;
1 malagueta;
2 dentes de alho;
0,5 dl de óleo girassol;
200 grs de cebolinhas;
300 grs de cogumelos inteiros de conserva;
100 grs de tomate pelado;
2 colheres (sopa) de mostarda em pó;
1 dl de vinho branco;
1 raminho de salsa;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Esmague os alhos, corte a malagueta em lâminas; reserve ambos.
Arranje o frango, corte-o em pedaços, tempere-os com sal e pimenta e leve-os a fritar no óleo.
 Agite para corar de ambos os lados e adicione as cebolinhas, os cogumelos, os alhos e a malagueta. Deixe tudo a corar e envolva bem. Pique o tomate e adicione-o ao preparado, assim como a mostarda. Tempere com sal e pimenta, envolva novamente e verta o vinho.
 Deixe cozinhar com o recipiente tapado, em lume brando, por 20 minutos. Retire do calor e sirva, decorado com as folhinhas de salsa.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Caçarola de saltear

 Munida de um cabo como a caçarola típica, é contudo mais larga e menos alta do que aquela, cerca de 5 a 6 cm. Permite alourar convenientemente as carnes e os legumes. O seu diâmetro varia entre 16 e 30 cm.

* Esta caçarola possui paredes ligeiramente inclinadas, ao passo que a frigideira de saltear tem paredes direitas. Prefira a primeira para saltear a carne e reserve a segunda, por exemplo, para os legumes, as cenouras e os nabos.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mousse de chocolate branco



Ingredientes:

5 ovos;
50 grs de açúcar;
1 cálice de licor de laranja;
200 grs de chocolate branco em tablete;
chocolate branco ralado q.b.

Preparação:

 Bata bem as gemas com o açúcar, até esbranquiçar. Aqueça o licor e verta-o sobre o preparado. Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria. Leve ao lume a misture de gemas, em banho-maria, até engrossar um pouco.
 Retire do calor, junte o chocolate derretido e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado. Verta em taças e leve ao frigorífico, até servir. Nessa altura, polvilhe a mousse com chocolate branco ralado.

 Bom apetite!!!

Galinha Assada



Ingredientes:

1 galinha;
2 dl de vinho branco;
2 copos de água;
2 cebolas;
6 dentes de alho;
2 colheres (sopa) de pimenta;
1 colher (sopa) de polpa de tomate;
1 colher (chá) de sal;
2 colheres (sopa) de óleo;
1 kg de batatas em palitos.

Preparação:

 Comece por colocar num tabuleiro a cebola às rodelas, o alho picado, a pimenta, a massa de tomate, o sal, o vinho e a água. Mexa tudo muito bem e ponha a galinha no molho.
 Cubra com óleo e, caso queira, junte algumas batatas.
 Leve ao forno até a galinha ficar rosada e cozida. Sirva com as batatas aos palitos.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mimos de coco



Ingredientes:

300 grs de açúcar;
15 gemas;
150 grs de coco ralado;
coco ralado q.b.

Preparação:

 Misture o açúcar com 1,5 l de água. Leve ao lume e deixe ferver até obter ponto de fio.
 Bata as gemas com um garfo e verta-lhes a calda de açúcar em fio, mexendo sempre. Envolva-lhe o coco, a pouco e pouco. Leve a lume brando sem parar de mexer, até obter uma mistura consistente.
 Retire do calor e deixe arrefecer. Faça então, pequenas bolinhas com o preparado anterior e coloque cada uma delas em forminhas de papel frisado. Polvilhe com coco ralado e sirva decorado a gosto.

 Bom apetite!!!

Grão à Portuguesa



Ingredientes:

300 grs de carne de vaca;
300 grs de entremeada;
300 grs de galinha;
200 grs de cenoura;
1/2 farinheira;
1/2 chouriço de carne;
1 lata grande de grão cozido;
200 grs de massa cotovelo;
2 ovos;
300 grs de fatias de pão duro;
1 raminho de hortelã;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Corte todas as carnes em pedaços e coza-os, juntamente com as cenouras, cortadas às rodelas, em água abundante temperada com sal e pimenta, por 35 minutos.
 Junte-lhes os enchidos também cortados em pedaços, e deixe cozer por mais 10 minutos. Findo esse tempo, adicione o grão escorrido, deixe que ferva.
 À parte, coza a massa e os ovos. Escorra a primeira e corte os segundos em gomos. Coloque as fatias de pão num recipiente de ir à mesa.
 Sobreponha-lhe todos os ingredientes, regue com o caldo da cozedura das carnes, decore com o hortelã e sirva.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Miminhos de amêndoa



Ingredientes:

250 grs de açúcar;
250 grs de amêndoa ralada;
4 gemas;
1 ovo;
meio limão (raspa);
açúcar e pérolas doces q.b.

Preparação:

 Misture o açúcar com a amêndoa ralada, as gemas, o ovo e a raspa de limão. Mexa bem e leve ao lume para engrossar.
 Verta o preparado para um tabuleiro e deixe-o arrefecer no frio.
 Depois de ganhar uma certa consistência, forme bolinhas. Polvilhe-as com açúcar, coloque-as em forminhas de papel frisado e decore-as com as pérolas doces.

 Bom apetite!!!

Fusilli com pimentos



Ingredientes:

300 grs de massa fusilli;
1/2 pimento verde;
1/2 pimento vermelho;
1/2 pimento amarelo;
2 colheres (sopa) de azeite;
2 dentes de alho;
1 colher (sobremesa) de salsa picada;
sal, óleo e pimenta q.b.

Preparação:

 Leve um tacho com água abundante ao lume e tempere-a com sal e um fio de óleo. Quando levantar fervura, acrescente-lhe a massa e deixe-a cozer até estar a seu gosto. Escorra e reserve-a.
 Entretanto, arranje os pimentos, limpe-os de pele e sementes e core-os no azeite, juntamente com os dois dentes de alho picados. Tempere com sal, pimenta e junte, de seguida, a massa escorrida. Salteie e sirva a massa polvilhada com a salsa picada.

 Bom apetite!!!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Garibaldi



Ingredientes:

700 grs de açúcar em pó;
250 grs de claras;
200 grs de chocolate em barra;
300 grs de pão-de-ló;
chocolate me pó q.b.

Preparação:

 Bata o açúcar com as claras. Assim que estiverem em castelo bem firme, adicione o chocolate, já derretido em banho-maria e continue a bater levemente.
 Retire um pouco deste merengue e reserve.
 Forre o fundo de um tabuleiro de pirex, com o pão-de-ló e por cima disponha o merengue, espalhando bem, por cima deste coloque outra camada de pão-de-ló, endireite e leve ao frigorífico durante algumas horas. Tire do frio e espalhe por cima, o merengue que reservou no início. Polvilhe com chocolate em pó e faça uns risquinhos com um garfo. Sirva bem fresco.


 Bom apetite!!!

Utensílios - Bola de cozer arroz


 Desde o aparecimento do arroz em saquetas que a bola para cozer arroz, formada por dois hemisférios metálicos, deixou de servir para cozer o arroz no caldo.

* Pode utilizar esta bola para aromatizar os caldos, os pratos cozinhados em lume brando ou os molhos.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Frango com poejos



Ingredientes:

2 pães;
1 dl de leite;
200 grs de carne de vaca picada;
100 grs de milho;
1/4 pimento vermelho;
1 colher (sobremesa) ervas aromáticas picadas;
1 ovo;
1 frango;
1 cebola;
1 cenoura;
sal, pimenta, poejos, azeite e vinho branco q.b.

Preparação:

 Demolhe o miolo dos pães no leite. Escorra-o e envolva-o com a carne picada, o milho, o pimento picado, as ervas aromáticas e o ovo.  Tempere com sal e pimenta.
 Levante, ligeiramente, a pele do frango junto ao peito e preencha-o com folhas de poejo. Coloque o recheio, que preparou inicialmente, no interior do frango e ate com um fio de cozinha.
 Corte a cebola e a cenoura em pedaço e disponha ambas no fundo de um tabuleiro. Por cima, coloque o frango e tempere com sal e um pouco de azeite. Leve a meio do forno, a 180ºC, durante 45 minutos.
 Se necessário, refresque com vinho branco. Triture o molho do assado com um pouco de água e sirva-o com a carne.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fusilli com atum



Ingredientes:

300 grs de massa fusilli tricolor;
150 grs de feijão verde;
4 ovos;
1/2 lata média de milho doce;
400 grs de lombos de atum em conserva;
4 colheres (sopa) de maionese;
óleo, sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Leve uma panela ao lume com água, um pouco de óleo, sal e pimenta. Quando ferver, adicione-lhe a massa e deixe cozer. Corte o feijão em pedacinhos e coza-os juntamente com os ovos, durante 10 minutos.
 Escorra o primeiro e envolva-o na massa, devidamente escorrida, assim como o milho e os lombos de atum em lascas. Distribua o preparado anterior, por pratos e, por cima de cada um , verta uma colher (sopa) de maionese.
 Descasque os ovos cozidos, desfaça-os, passando-os por um passador de rede e coloque-os também sobre a massa. Sirva-a de seguida.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fondant de chocolate



Ingredientes:

4 ovos;
75 grs de açúcar em pó;
55 grs de amêndoa em  pó;
100 grs de chocolate negro;
100 grs de manteiga;
manteiga para barrar;
farinha para polvilhar.

Preparação:

 Aqueça o forno a 210ºC. Numa tigela bata os ovos com o açúcar em pó até que fique um creme esbranquiçado.
 Junte as amêndoas em pó em chuva sem parar de mexer até obter uma massa homogénea.
 Corte o chocolate em pedaços, junte à manteiga e leve a derreter em banho-maria. Mexa bem.
 Junte o chocolate derretido ao creme de ovos e mexa tudo muito bem.
 Barre com manteiga e polvilhe com farinha 4 forminhas de alumínio com 8 a 10 cm de diâmetro cada. Distribua o preparado pelas formas, bata com  a base em cima da mesa de trabalho para que saia o ar.
 Leve ao forno durante 8 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme cuidadosamente. Sirva os bolinhos ainda mornos.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Frango com cerveja preta



Ingredientes:

600 grs de peito de frango;
200 grs de toucinho fumado fatiado;
1 cerveja preta;
300 grs de tagliatelle;
1 cebola;
2 dentes de alho;
sal, pimenta, óleo, azeite e funcho q.b.

Preparação:

 Corte o frango em pedaços, enrole-os nas fatias de toucinho fumado e prenda-os com palitos. Coloque-os numa tigela e tempere-os com sal, pimenta e cerveja preta.
 Deixe-os marinar durante 30 minutos. Entretanto, leve um tacho com água ao lume, uma pitada de sal e um fio de óleo. Quando levantar fervura, junte-lhe a massa e deixe que coza.
 Lamine a cebola, esmague os alhos e reserve-os. Escorra a carne da marinada, reservando-a, e leve-a ao lume numa frigideira com um pouco de azeite. Core-a, juntamente com a cebola e os alhos reservados.
 Refresque a marinada e deixe apurar. Escorra bem a massa e tempere-a com um pouco de azeite e funcho picado. Sirva-a a acompanhar a carne, regada com o molho de cerveja.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Flash Cheesecake



Ingredientes:

100 grs de açúcar;
200 grs de bolacha maria;
150 grs de manteiga;
3 ovos;
500 grs de queijo-creme;
geleia de morango q.b.

Preparação:

 Triture as bolachas maria e misture-as com a manteiga derretida. Forre o fundo e os lados de uma forma e aperte bem com as costas de uma colher. Leve ao forno por cinco minutos. Bata bem o queijo com o açúcar e os ovos até ficar um creme homogéneo. Coloque por cima da massa de bolacha e leve ao forno, a 140ºC, durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer e desenforme cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula. Coloque a geleia de morango por cima do creme e leve ao congelador durante 2 horas.
 Decore com morangos e folhas de hortelã.

 Bom apetite!!!

Frigideira de carne



Ingredientes:

750 grs de peito de frango;
1 folha de louro;
2 dentes de alho;
2 dl de vinho branco;
1 kg de batatas;
200 grs de cebolinhas;
1/2 pimento verde;
100 grs de bacon;
50 grs de manteiga;
350 grs de cenouras parisienses;
sal, pimenta e óleo q.b.

Preparação:

 Corte o frango em pedaços, tempere com sal, pimenta, alho esmagado e regue com o vinho branco. Deixe marinar durante 20 minutos. Entretanto, descasque as batatas, descasque também as cebolinhas e reserve. Lave e corte o pimento em pedaços e corte o bacon em tiras. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de óleo e a manteiga, deixe aquecer e core o frango. Junte-lhe depois o bacon, as cebolinhas, as cenouras e o pimento, envolva e deixe saltear. Entretanto, frite as batatinhas em óleo quente. Retire, escorra e envolva-as no preparado de frango. Sirva quente.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Batedeira

Batedor Eléctrico

 Mais regular que o batedor manual, o batedor eléctrico é ideal para obter um bom chantilly e para trabalhar as claras dos ovos, que se batem primeiro lentamente e depois cada vez mais depressa.

Batedor portátil


 Trata-se de um batedor que lhe permite bater ou esmagar os ingredientes sem ter de os transvasar depois para outro recipiente.

Flan de chocolate



Ingredientes:

100 grs de açúcar;
2 colheres (sopa) de cacau em pó;
1 saqueta de pudim flan;
3 ovos;
3 gemas;
5 dl de leite;
caramelo líquido q.b.

Preparação:

 Unte uma forma redonda com caramelo líquido. Ligue o forno a 180ºC.
 Coloque o açúcar numa tigela e junte-lhe o cacau em pó, a saqueta de pudim, as gemas e os ovos.
 Aqueça o leite e junte ao preparado anterior, misturando bem com o batedor de varas.
 Passe o preparado por um passador de rede e verta-o na forma. Leve a meio do forno, a cozer em banho-maria, durante 45 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Sirva o pudim fresco e decore a gosto.

 Bom apetite!!!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Frango assado com limão



Ingredientes:

1 frango;
2 cebolas;
3 dentes de alho;
1 colher (sobremesa) de colorau;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 limão;
1 kg de batatas;
1 dl de vinho branco;
sal, pimenta e salsa q.b.

Preparação:

 Arranje o frango e leve-o. Descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Coloque-as num tabuleiro e sobreponha-lhe o frango. De seguida, descasque os alhos e esmague-os num almofariz, juntamente com o colorau, o azeite, sal e pimenta.
 Pincele o frango com o tempero anterior, cubra-o com uma folha de alumínio e deixe-o tomar gosto, durante 2 horas. Lave o limão, pique-o com um garfo e coloque-o dentro do frango, para libertar o suco. Ligue o forno a 200ºC.
 Lave as batatas, coza-as com casca. Escorra-as, pele-as e reserve-as. Leve o frango ao forno por 40 minutos, regando-o ocasionalmente com o vinho branco. A 10 minutos do fim, adicione as batatas para alourarem. Sirva o assado, regado com o próprio molho e raminhos de salsa.

 Bom apetite!!!

Fatias reais de laranja



Ingredientes:

250 grs de açúcar;
6 ovos;
1 laranja (raspa e sumo);
20 grs de manteiga;
20 grs de farinha;
farinha, manteiga e açúcar em pó q.b.

Preparação:

 Aqueça o forno a 190ºC. Numa tigela junte os ovos, com o açúcar e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione a raspa e o sumo da laranja, a farinha e a manteiga; bata até os ingredientes estarem bem envolvidos. Verta este preparado num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leve a cozer no forno, durante cerca de 20 minutos. Depois da torta se encontrar cozida, retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar em pó. Enrole a torta, deixe arrefecer e corte em fatias. Passe estas fatias por açúcar em pó.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Folhado de carne com béchamel



Ingredientes:

300 grs de massa folhada;
1 gema;
200 grs de feijão verde;
1 curgete;
2 dentes de alho;
1 cebola;
1 dl de azeite;
1 pimento vermelho;
400 grs de carne de vaca em cubos;
500 ml de molho béchamel;
1 dl de vinho;
sal q.b.

Preparação:

 Aqueça o forno a 200ºC. Estenda a massa folhada e corte-a em oito rectângulos do mesmo tamanho. Pincele quatro deles com a gema e leve-os ao forno durante 20 minutos. Decorrido o tempo, retire-os e reserve-os.
 Corte o feijão e a curgete em cubos; coza-os e reserve-os. Em seguida, pique os alhos, a cebola e refogue ambos no azeite. Junte-lhe o pimento e a carne em cubos.
 Tempere o preparado com sal; deixe-o refogar e refresque com o vinho. Deixe reduzir; junte o molho béchamel e, assim que ferver, adicione o feijão e a curgete. Tempere com um pouco de sal, cozinhe por 2 minutos e retire do lume.
 Por fim, rectifique os temperos do preparado anterior; distribua-os pelos quatro rectângulos de massa sem gema, tape com os outros pedaços de massa e sirva.

 Bom apetite!!!