quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Farófias



Ingredientes:

8 dl de leite;
1 casca de limão;
1 pau de canela;
6 ovos;
12 colheres (sopa) de açúcar;
canela em pó q.b.

Preparação:

 Num tacho, coloque o leite, a casca de limão e o pau de canela. Leve ao lume e deixe ferver. Entretanto, bata as claras em castelo, junte seis colheres de sopa de açúcar e bata até ficar bem firme. Reduza o lume e retire o limão e o pau de canela. Com uma colher, tire pedaços de claras e coloque-as no tacho que está ao lume. Deixe cozer, , durante 30 segundos, de cada lado e retire-as com o auxílio de uma escumadeira. Disponha as farófias numa taça e reserve. De seguida, mexa as gemas com o restante açúcar e adicione o leite previamente passado por um passador. Leve a lume brando e mexa até engrossar. Retire do calor e depois de frio, verta sobre as farófias. Sirva fresco, polvilhado com canela.

 Bom apetite!!!

Folar de bacalhau



Ingredientes:

40 grs de fermento de padeiro;
2 dl de água morna;
600 grs de farinha;
1 dl de azeite;
2 postas de bacalhau cozido;
2 cebolas;
100 grs de azeitonas pretas descaroçadas;
3 ovos cozidos;
sal, pimenta, manteiga e azeite q.b.

Preparação:

 Dilua o fermento na água morna. Misture o sal à farinha e envolva-lhes o fermento. Amasse e adicione 0,5 dl de azeite. Continue a trabalhar a massa até estar maleável. Tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume.
 Limpe o bacalhau de peles e espinhas e lasque. Descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Refogue depois no restante azeite e misture o bacalhau. Tempere com sal e pimenta.
 Ligue agora o forno a 180ºC e unte um tabuleiro com manteiga.  Estenda a massa, sobre uma superfície enfarinhada, e coloque metade no tabuleiro. Recheie com o preparado de bacalhau e as azeitonas picadas.
 Cubra com a restante massa e deixe levedar de novo. Sobreponha os ovos ao folar, pincele com um pouco de azeite e leve ao forno por 35 minutos. Retire e sirva.

 Bom apetite!!!

Docinhos do Algarve



Ingredientes:

300 grs de miolo de amêndoa pelado;
200 grs de açúcar;
150 grs de fios de ovos;
corantes amarelo, verde e vermelho q.b.
açúcar em pó e maisena q.b.

Preparação:

 Comece por picar o miolo de amêndoa de forma a ficar muito fino. Depois, faça uma calda com o açúcar e 1 dl de água. Leve ao lume e deixe ferver até obter ponto de fio forte. Misture-lhe a amêndoa, ao mesmo tempo que a peneira num passador de rede, sem parar de mexer. Deixe arrefecer um pouco e amasse bem até formar uma massa homogénea. Faça um rolo sobre uma superfície de trabalho, polvilhada com açúcar em pó, e cubra-o com película aderente. Deixe descansar um pouco. Retire porções de massa e molde pequenas bolas. Faça-lhes uma cavidade e preencha-as com um pouco de fios de ovos. Feche cuidadosamente e molde os frutos. Pinte-os com os corantes, deixe-os secar um pouco e passe-os por maisena. Retire-lhes o excesso com a ajuda de um pincel e coloque-os em forminhas de papel frisado.

 Bom apetite!!!

Fofo de linguiça



Ingredientes:

200 grs de linguiça;
2 colheres (sopa) de farinha;
2,5 dl de leite quente;
3 gemas;
1 colher (sopa) de natas;
4 claras;
50 grs de queijo emmental ralado;
manteiga, sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 210ºC. Unte uma forma, própria para preparar souflés, com manteiga e reserve-a. Retire a pele à linguiça; corte-a em pedaços e triture-os. Leve uma colher (de sopa) de manteiga a lume brando; deixe derreter e junte-lhe a linguiça. Deixe saltear.
 Polvilhe, depois, com a farinha e cozinhe durante um minuto, sem parar de mexer. Regue com o leite em fio, mexendo sempre.
 Deixe ferver por mais 5 minutos, até espessar e retire do calor. Incorpore então as gemas, uma a uma, e as natas. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
 À parte, polvilhe as claras com uma pitada de sal e levante-as em castelo. Misture cerca de 1/4 das claras ao preparado de linguiça e envolva a misture obtida nas restantes.
 Envolva bem, e junte-lhe o queijo ralado. Transfira para a forma e leve ao forno, por cerca de 30 minutos. Retire e sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

Docinhos de amêndoa



Ingredientes:

325 grs de açúcar;
200 grs de miolo de amêndoa sem pele;
4 gemas;
1 clara;
50 grs de fios de ovos.

Preparação:

 Misture 125 grs de açúcar com 0,5 dl de água e leve ao lume. Deixe ferver até obter ponto de fio. À parte, misture as gemas e desfaça-as com um garfo. Verta então, sobre estas, a calda de açúcar, aos poucos e mexendo sempre. Coe por um passador de rede e leve de novo ao lume, não parando de mexer, até engrossar.
 Retire do calor e deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente para não ganhar crosta. De seguida, triture finamente o miolo de amêndoa; envolva-lhe o restante açúcar e a clara de ovo. Trabalhe o preparado até obter uma massa homogénea; divida-a em pequenas porções e molde bolinhas.
 Faça um buraco no centro de cada uma delas e preencha-as com os fios de ovos. Feche, cubra com o doce de ovos e leve á parte superior do forno, a 180ºC, para alourar. Retire os docinhos, deixe-os arrefecer e sirva-os.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fitas onduladas com carne



Ingredientes:

300 grs de talharim;
0,5 dl de azeite;
400 grs de carne cozinhada (sobras);
2 tomates maduros;
2 dentes de alho;
1 cebola;
1 raminho de cebolinho;
1 dl de vinho branco;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Leve ao lume uma panela com água abundante, temperada de sal e um fio de azeite. Depois de levantar fervura, adicione a massa e deixe cozer, por cerca de 8 minutos.
 Entretanto, corte a carne em cubinhos e o tomate em pedaços. Limpe-o de sementes e reserve. Descasque a cebola e os alhos. Pique-os, assim como o cebolinho. Refogue os dois primeiros no azeite. Junte-lhe a carne, o tomate e o cebolinho. Tempere com sal e pimenta. Misture e deixe cozinhar.
 Refresque com o vinho e deixe evaporar. Retire do calor e envolva este preparado na massa, que entretanto já escorreu. Sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

Doce Real



Ingredientes (creme):

200 grs de manteiga;
200 grs de açúcar em pó;
3 gemas;
2 dl de natas;
200 grs de chocolate de culinária.

Ingredientes (recheio):

300 grs de palitos de champanhe;
1 lata de ananás;
1 lata de pêssego;
300 grs de morangos;
2 kiwis.

Preparação:

 Bata a manteiga com o açúcar em pó, até obter um creme fofo e homogéneo. Junte as gemas e bata mais um pouco. Reserve. Leve as natas ao lume, num tacho, e deixe-as ferver. Retire e junte o chocolate de culinária, partido aos pedaços. Mexa, até estar tudo bem ligado, e deixe arrefecer um pouco.
 Verta este preparado no creme de manteiga e bata, até envolver bem. Coloque um pouco de creme num pirex. Molhe metade dos palitos de champanhe na calda da lata de ananás e coloque-os por cima do creme. Corte os frutos do recheio aos pedaços e reserve um pouco para decoração.
 Distribua-os sobre os palitos. Cubra com nova camada dos restantes palitos, molhados na calda do ananás, seguida do restante creme de chocolate. Decore o doce com os frutos que reservou e sirva-o bem fresco.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Banho-Maria


O mais simples compõe-se de dois recipientes de dimensões diferentes, mas existem outros especiais, nomeadamente para os molhos, que lhe simplificarão a tarefa.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Favas com enchidos



Ingredientes:

3 kg de favas;
1 chouriço de carne;
1 morcela;
2 cebolas;
2 dentes de alho;
1 dl de azeite;
1 linguiça;
1 dl de vinho branco;
2 tomates;
sal q.b.

Preparação:

 Descasque as favas e reserve-as. Leve ao lume uma panela com água e sal. Junte-lhe a morcela e o chouriço, e deixe que cozam, durante 15 minutos.
 Adicione as favas e coza-as por mais 10 minutos. Coe o caldo e reserve 2 dl.
 Retire a pele às favas e reserve-as. Corte o chouriço e a morcela em rodelas e reserve-as também. Pique os alhos e as cebolas. Refogue-os no azeite, com a linguiça em rodelas. Assim que alourarem, refresque com o vinho.
 Limpe o tomate de peles e sementes, pique-o e junte-o ao refogado. Deixe reduzir e adicione as favas, assim como o caldo reservado.
 Ao ferver, acrescente o chouriço e a morcela. Deixe cozinhar, durante mais 2 minutos, rectifique os temperos e sirva.

 Bom apetite!!!

Doce gelado de coco



Ingredientes:

10 folhas de gelatina;
4 dl de natas;
1 lata de leite condensado;
2 dl de leite de coco;
100 grs de queijo-creme;
2 claras;
1 colher (sopa) de açúcar;
300 grs de palitos la Reine;
2 dl de café adoçado;
1 chávena (chá) de leite condensado de chocolate;
coco e cerejas q.b.

Preparação:

 Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria, durante 5 minutos. Bata as natas e junte-lhes o leite condensado, o leite de coco e o queijo-creme. Levante as claras em castelo e envolva-lhes o açúcar, batendo mais um pouco. Adicione ao preparado de natas e separe três colheres (sopa) deste creme para um tacho.
 Junte as folhas de gelatina escorridas e leve a lume brando, até derreter. Acrescente ao restante creme. Forre um tabuleiro com película aderente. Passe os palitos la Reine pelo café e forre o fundo do tabuleiro com alguns deles. Sobreponha-lhes uma camada de creme e repita a operação, devendo terminar com creme.
 Leve ao congelador, até solidificar. Desenforme sobre uma travessa e cubra com o leite condensado de chocolate. Salpique um pouco de coco ralado sobre o leite condensado de chocolate. Termine a decoração com cerejas e sirva bem fresco.

 Bom apetite!!!

sábado, 26 de novembro de 2011

Farfalle com frango e nozes



Ingredientes:

400 grs de peito de frango;
1 folha de louro;
300 grs de massa farfalle;
1 talo de aipo;
200 grs de uvas brancas;
100 grs de miolo de noz;
2 iogurtes naturais;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Coza os peitos de frango em água fervente temperada de sal e com uma folha de louro.
 Retire-os. quando cozidos, e corte-os em pequenos pedaços. Coza a massa na mesma água. Entretanto, corte o talo do aipo em tiras finas e as uvas ao meio. De seguida, escorra muito bem a massa e envolva-lhe as tiras de aipo, os pedaços de frango, as uvas e as nozes.
 À parte, misture os iogurtes com uma colher e tempere-os de sal e pimenta. Verta sobre a salada e sirva-a de seguida.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Doce de queijo



Ingredientes:

200 grs de bolachas de chocolate;
2 dl de café;
4 folhas de gelatina;
4 dl de natas;
100 grs de açúcar em pó;
200 grs de queijo-creme;
0,5 dl de brandy;
cacau em pó q.b.

Preparação:

 Passe as bolachas de chocolate pelo café e disponha-as no fundo de um tabuleiro. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
 Bata as natas, misture-as com o açúcar e com o queijo-creme e reserve. Aqueça o brandy, junte-lhe as folhas de gelatina escorridas e mexa para dissolver. Envolva no creme anterior.
 Cubra as bolachas do tabuleiro com o preparado de queijo e reserve no frigorífico, até solidificar. Antes de servir o doce, polvilhe-o com cacau em pó e decore-o a seu gosto.

 Bom apetite!!!

Esparguete com legumes e frutos secos



Ingredientes:

100 grs de feijão verde redondo;
1 cenoura grande;
150 grs de ervilhas;
300 grs de esparguete;
150 grs de pinhões;
80 grs de alperces secos;
0,5 dl de azeite;
1 raminho de salsa;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos. Arranje o feijão-verde e corte-o em pedaços pequenos. Coza-os em água e sal, assim como as ervilhas. Escorra-os e, na mesma água, coza a massa.
 Entretanto, aloure os pinhões numa frigideira. Corte o alperce em cubos e coloque-os no mesmo recipiente. Por fim, escorra a massa e envolva-a nos frutos secos, assim como os legumes  cozidos.
 Regue então com o azeite, polvilhe com a salsa picada e salteie por mais alguns minutos.  Rectifique os temperos e sirva em seguida.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Utensílios - Balança de Cozinha

 As balanças automáticas e electrónicas actuais não são precisas em termos de grama, mas somente a partir de 2 a 5 kg, e isto consoante os modelos. Na falta de uma balança, utilize um copo graduado.

Doce de ovos



Ingredientes:

375 grs de açúcar;
6 gemas;
3 ovos;
1,5 dl de água.

Preparação:

 Leve o açúcar com a água ao lume a fazer ponto de pérola. Deixe arrefecer. Envolva as gemas com  os ovos e vá vertendo colheradas de calda para dentro dos ovos. Leve novamente ao lume a engrossar, mas sem deixar ferver. Na altura de servir misture ao doce uma colher (chá) de água. Mexa até ficar bem incorporada.

 Bom apetite!!!

Estufado de espirais com salsichas



Ingredientes:

300 grs de massa espirais;
2 dl de molho de tomate;
250 grs de macedónia de legumes;
12 salsichas de conserva;
1 raminho de salsa;
sal e óleo q.b.

Preparação:

 Coza a massa em água fervente temperada com sal e um pouco de óleo, seguindo o tempo indicado na embalagem. Escorra-a e reserve-a. Entretanto, leve o molho de tomate ao lume e, quando ferver, adicione-lhe a macedónia de legumes e as salsichas cortadas em rodelas na diagonal.
 Deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos. Adicione-lhes, então, a massa, muito bem escorrida, e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Por fim, rectifique os temperos e polvilhe com a salsa picada. Sirva.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Doce de bolacha



Ingredientes:

230 grs de bolacha de manteiga;
1,5 dl de café forte;
1 cálice de rum;

Ingredientes (creme):

0,5 l de leite;
1 vagem de baunilha;
3 colheres (sopa) de queijo creme;
2 colheres (sopa) de farinha;
3 gemas;
2 ovos;
170 grs de açúcar;
3 cascas de limão;
2 colheres (sopa) de açúcar em pó;
chocolate em pó q.b.

Preparação:

 Leve ao microondas o leite com a vagem de baunilha e casca de limão; deixe aquecer durante três minutos em potência máxima. Bata os ovos com o açúcar, a farinha e misture o leite, em fio, e mexendo sempre. Leve ao microondas mais quatro minutos, na mesma potência. Interrompa três vezes, para mexer o creme. Retire, bata um pouco mais e deixe arrefecer. Bata o queijo com o açúcar e misture com o creme anterior. Reserve no frigorífico. Coloque um pouco de creme, num recipiente, e, sobre ele, as bolachas bem demolhadas no café com o rum. Disponha camadas alternadas de creme e bolachas embebidas e leve ao congelador durante duas horas. Polvilhe a superfície com chocolate em pó e sirva bem fresco.

 Bom apetite!!!

Escalopes recheados com presunto



Ingredientes:

800 grs de bifes da vazia;
100 grs de presunto fatiado;
0,5 dl de óleo;
100 grs de cogumelos laminados;
1 cubo concentrado de caldo de carne;
1 kg de batatas;
sal, pimenta e óleo q.b.

Preparação:

 Corte os bifes ao meio e recheie-os com as fatias de presunto. Prenda-os com palitos e frite-os no óleo. Vire para corarem de ambos os lados, e acrescente-lhes os cogumelos laminados. Deixe-os cozinhar em lume brando.
 À parte, prepare o caldo de carne: leve 1 dl de água ao lume até ferver. Junte-lhe o cubo de caldo de carne e misture bem.
 Verta sobre a carne, tempere com sal e pimenta e reserve. Corte as batatas em cubos e frite-as em óleo quente. Retire-as, escorra-as sobre papel absorvente e sirva-as com a carne e os cogumelos.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Delícias de chocolate



Ingredientes:

4 folhas de gelatina;
1 pudim de caramelo;
100 grs de chocolate em tablete para culinária;
200 grs de bolachas de baunilha tipo waffle;
0,5 dl de natas.

Preparação:

 Demolhe a gelatina em água fria. Prepara o pudim, seguindo as instruções da embalagem, e incorpore-lhe a gelatina espremida. Derreta então, metade do chocolate, em banho-maria, e envolva-o na mistura. Deixe arrefecer um pouco. Forre um recipiente de louça com película aderente e cubra o fundo com as bolachas, aparando-as se for necessário.
 Sobreponha o pudim às bolachas e leve ao congelador, até solidificar. Pique o restante chocolate e derreta-o, em banho-maria, juntamente com as natas. Verta sobre o pudim e leve de novo ao congelador, até solidificar por completo. Desenforme o doce, corte em rectângulos e sirva bem fresco, decorando a gosto.

 Bom apetite!!!

Esparguete com frango e caril



Ingredientes:

750 grs de peito de frango;
1 colher (chá) de caril;
0,5 dl de azeite;
1/2 pimento verde;
1/2 pimento vermelho;
300 grs de esparguete;
6 espargos verdes;
1 colher (sobremesa) de salsa picada;
sal q.b.

Preparação:

 Corte a carne em tiras finas; tempere-as com o sal e o caril. Core-a no azeite quente, mexendo ocasionalmente. Entretanto, arranje os pimentos e corte-os em tiras; adicione-os ao frango e deixe-os saltear.
 Entretanto, coza o esparguete e os espargos, previamente arranjados, em água abundante e temperada com sal. Escorra-os e corte os últimos em pedacinhos. Envolva-os ao salteado de carne, polvilhe com a salsa picada e sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

Delícias de amêndoa



Ingredientes:

8 gemas;
100 grs de açúcar;
0,5 dl de água;
50 grs de amêndoa triturada sem pele;
1 colher (sopa) de sumo de limão;
2 colheres (sopa) de açúcar em pó;
coco ralado e miolo de amêndoa q.b.

Preparação:

 Bata as gemas com um garfo. Ferva o açúcar com a água, até obter ponto fio forte: mergulhe os dedos polegar e indicador em água fria e coloque um pouco da calda entre eles. Ao afastá-los lentamente, forma-se um fio forte.
 Verta-o, em fio, sobre as gemas batidas e adicione a amêndoa. Leve novamente ao lume e deixe engrossar, até formar ponto de estrada: ao passar uma colher de madeira no fundo do recipiente, onde se coze o açúcar, fica simulada uma pequena estrada.
 Retire, verta sobre um prato e leve ao frigorífico para arrefecer. Faça pequenas bolas com a massa e passe-as por coco ralado. Misture o sumo de limão com o açúcar em pó e coloque na parte superior das delícias. Sobreponha-lhe uma amêndoa (miolo) e sirva-as.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Escalopes com natas e cogumelos



Ingredientes:

300 grs de tagliatelle verde;
4 escalopes de vitela;
1 dente de alho;
1 dl de azeite;
12 tomates-cereja;
100 grs de cogumelos;
200 ml de natas;
2 colheres (sopa) de sumo de limão;
sal q.b.

Preparação:

 Coza o tagliatelle em água e sal, reserve. Tempere os escalopes com sal; frite-os no azeite de ambos os lados, retire-os da gordura e reserve-os.
 Pique o alho, corte o tomate e os cogumelos, previamente lavados, em quartos, e junte todos estes ingredientes ao azeite onde corou os escalopes, para os saltear. Retire o tomate e acrescente as natas.
 Deixe o preparado cozinhar por dois minutos; adicione-lhe o sumo de limão, envolva e rectifique os temperos. Por fim, sirva os escalopes com o tagliatelle, regados com o molho, decorando com o tomate.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Almofariz

 Recipiente arredondado em forma de tigela, com um bico vertente. Sempre num material duro e resistente, liso e pesado (mármore, porcelana vidrada, madeira de buxo ou granito), é composto por um pilão do mesmo material. Mesmo se o triturador eléctrico substitui muitas vezes o almofariz, este continua a ser indispensável para pisar as misturas de ervas aromáticas e especiarias.

Delícia de Baunilha



Ingredientes:

1 saqueta de pudim instantâneo de baunilha;
1 pacote de bolachas tipo maria;
2 dl de leite;
4 dl de natas;
50 grs de açúcar;
bolacha ralada q.b.

Preparação:

 Prepare o pudim, seguindo as instruções da embalagem. Deixe-o arrefecer. Coloque um terço do pudim no recipiente que o vai servir. Passe as bolachas pelo leite e coloque uma camada sobre o pudim.

 Bata as natas e junte-lhes o açúcar. Coloque uma parte num saco de pasteleiro, com boquilha lisa e disponha no recipiente, sobre as bolachas.

 Verta o restante pudim e faça mais uma camada de bolachas. Decore com as restantes natas e leve o doce ao frigorífico. Sirva bem fresco, polvilhado com bolacha ralada e decorado a gosto.

 Bom apetite!!!

domingo, 20 de novembro de 2011

Esparguete com camarão e ananás



Ingredientes:

300 grs de esparguete;
150 grs de espinafres;
500 grs de camarão;
50 grs de pinhões;
1 raminho de ervas aromáticas;
0,5 dl de azeite;
3 rodelas de ananás;
sal, azeite e pimenta q.b.

Preparação:

 Leve um tacho ao lume com água e sal e algumas gotinhas de azeite. Quando levantar fervura, junte o esparguete, deixe cozer cerca de 8 minutos. Retire a massa e coloque-a a escorrer.
 Entretanto, arranje os espinafres e escalde-os na água anterior. Escorras-os. À parte, leve um segundo tacho com água e sal ao lume e, quando levantar fervura, junte os camarões. Ferva-os por 2 minutos e retire-os. Arrefeça-os, descasque-os e reserve-os.
 De seguida, triture os pinhões com as ervas aromáticas e o azeite. Tempere com sal e pimenta. Corte então o ananás em pedaços e envolva-os no esparguete, assim como o camarão.
 Distribua o preparado anterior pelos pratos de servir e decore-os com os espinafres cozidos. Regue com o molho que preparou e sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

Croquetes doces



Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha maisena;
1,5 dl de leite;
100 grs de açúcar;
6 gemas;
100  grs de coco ralado;
açúcar em pó q.b.

Preparação:

 Dissolva a farinha maisena no leite e junte-lhes o açúcar, as gemas e o coco ralado. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar e começar a soltar-se do fundo do tacho. Remova do calor e verta sobre uma superfície de trabalho, polvilhada com açúcar em pó. Deixe arrefecer completamente e molde então os croquetes. Passe-os por açúcar em pó e coloque-os em forminhas de papel plissado.

 Bom apetite!!!

sábado, 19 de novembro de 2011

Utensílios - Agulha Lardeadeira



Espeto longo e ranhurado, de aço ou aço inoxidável. Ponteaguda numa das extremidades, para mais facilmente penetrar a carne, termina por um cabo de madeira. É indispensável para lardear as carnes, ou seja, para introduzir nelas tiras de toucinho, presunto, filetes de anchovas ou ameixas.

Escalopes com molho pesto



Ingredientes:

8 escalopes de porco;
4 batatas médias;
400 grs de couves-de-bruxelas;
0,5 dl de azeite;
1 cebola;
sal q.b.

Preparação:

 Tempere os escalopes com sal e deixe-os tomar gosto. Lave muito bem as batatas e coza-as em água temperada de sal. À parte, coza igualmente as couves-de-bruxelas. Escorra as batatas, retire-lhes a pele e corte-as em cubos.
 Salteie-as no azeite quente, juntamente com a cebola, cortada em pedaços. Depois de alourar, adicione as couves cortadas em metades e salteie mais um pouco. Tempere com sal, envolva e reserve quente.
 Aqueça muito bem o grelhador e sobreponha-lhe a carne. Grelhe-a uniformemente. Sirva-a com os legumes salteados e commolho pesto.
 Molho Pesto: Misture um ramo de manjericão com 4 dentes de alho, três colheres (sopa) de miolo de pinhão, 2 dl de azeite e quatro colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Triture bem e aplique.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Croquetes de amêndoa



Ingredientes:

1,5 dl de água;
15 gemas;
250 grs de açúcar;
10 grs de farinha;
50 grs de amêndoa triturada sem pele;
água e açúcar q.b.

Preparação:

 Coloque um tachinho ao lume com o açúcar e a água; ferva esta em ponto de fio forte. Depois de obter este ponto, retire do lume e deixe arrefecer um pouco. À parte, dilua a farinha num pouco de água. Misture na farinha as gemas previamente batidas. Adicione a amêndoa na calda de açúcar e de seguida, a mistura das gemas. Leve de novo ao lume e deixe cozer, até fazer ponto de estrada. Retire do lume e estenda este preparado numa mesa, para arrefecer. Tenda pequenos croquetes e passe-os por açúcar. Coloque os croquetes em caixinhas plissadas.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ervilhas com ovos escalfados



Ingredientes:

1 kg de ervilhas;
2 dentes de alho;
1 cebola;
2 tomates maduros;
100 grs de bacon;
0,5 dl de azeite;
1 folha de louro;
1 colher (sopa) de polpa de tomate;
1 dl de vinho branco;
1 l de caldo de galinha;
4 ovos (ou mais, consoante o número de pessoas);
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Passe as ervilhas por água e reserve-as. Pique, separadamente, a cebola e o alho; corte o bacon em cubos pequenos. Limpe o tomate de peles e sementes e leve todos os ingredientes a refogar no azeite com o louro. Adicione a polpa de tomate e refresque com o vinho. Junte o caldo de galinha e, assim que começar a ferver, adicione as ervilhas. Cerca de oito minutos depois, quando estiverem quase cozinhadas, tempere com sal e pimenta a gosto. Junte os ovos e deixe-os escalfar. Rectifique os temperos e sirva bem quente.
 Caldo de galinha: Leve 0,5 l de água ao lume até ferver. Junte-lhe um cubo de concentrado de caldo de galinha e misture bem.

 Bom apetite!!!

Utensílios - Agulha de Bridar

(Agulha de Bridar)


 Em aço inoxidável, esta longa agulha com um orifício na extremidade para enfiar o fio de cozinha serve para bridar ou coser as aves de criação, de modo a apertá-las bem.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Coroa de maçãs



Ingredientes (massa):

300 grs de farinha;
250 grs de manteiga;
sal e água q.b.

Ingredientes (recheio):

4 maçãs reinetas;
sumo de 1/2 limão;
100 grs de manteiga + manteiga para a forma;
60 grs de açúcar amarelo;
1 saqueta de açúcar baunilhado.

Preparação:

 Para preparar a  massa, junte a farinha e o sal diluído na água e trabalhe a massa até ligar bem. Divida a manteiga em três porções iguais. Estenda a massa, espalhe sobre ela uma das porções da manteiga e enrole como um tapete. Repita esta operação mais duas vezes até se esgotar a manteiga. No final, deixe a massa descansar durante 20 minutos.
 Aqueça o forno a 210ºC. Descasque e descaroce as maçãs e corte-as em fatias finas. Reserve-as numa tigela.
 Borrife as fatias de maçã com o sumo de limão. Estenda a massa com o rolo numa superfície enfarinhada e forre uma tarteira de 24 cm de diâmetro, previamente untada, e pique a massa com um garfo.
 Coloque as fatias de maçã sobre a massa e polvilhe com 30 grs de açúcar amarelo. Por fim, polvilhe com o açúcar baunilhado.
 Leve ao forno durante 15 minutos, retire a tarte, distribua o resto da manteiga e do açúcar amarelo.
 Volte a levar ao forno até que as maçãs estejam caramelizadas. Sirva quente ou morna.

 Bom apetite!!!

Empadinhas de camarão



Ingredientes:

400 grs de miolo de camarão;
1 tomate;
1 dente de alho;
2 cebolas;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 colher (sopa) de farinha;
1 dl de vinho branco;
1 dl de leite;
300 grs de massa folhada;
1 gema;
manteiga, sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Unte forminhas com manteiga e reserve-as. Pique o camarão e limpe o tomate de pele e sementes; reserve-os. Descasque o alho e as cebolas, pique-os finamente e refogue-os na manteiga.
 Junte o camarão ao refogado; tempere com sal e pimenta. Adicione o tomate e envolva. Junte a farinha, mexendo sempre, refresque com o vinho e deixe reduzir. Junte o leite e cozinhe até engrossar. Retire do calor e reserve.
 Estenda a massa folhada e corte 18 círculos. Com metade deles, forre as forminhas e preencha-as com o recheio. Pincele o rebordo da massa com água fria.
 Com os círculos que sobraram, tape as empadinhas, pressionando a massa em volta, para colar bem. Pincele com a gema batida e leve ao forno a 190ºC, por 25 minutos. Retire as empadinhas e sirva-as decorando-as a gosto.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Utensílios - Abre-Latas

O abre-latas de sardinha/atum consiste numa haste fendida ao meio.

 O abre-latas de conservas pode ser manual, com uma roda denteada, ou eléctrico.

(abre-latas eléctrico)
(abre-latas manual)

Charlotte de leite condensado



Ingredientes:

150 grs de açúcar;
5 ovos;
5 colheres (sopa) de leite;
150 grs de farinha;
1 colher (sopa) de cacau em pó;
8 folhas de gelatina;
4 dl de natas;
1 lata de leite condensado;
2 colheres (sopa) de chocolate em pó;
5 colheres (sopa) de brandy;
manteiga q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Levante as claras em castelo e reserve. Bata muito bem as gemas com o açúcar. Junte o leite e envolva a farinha e as claras batidas.
 Divida a massa em duas partes iguais e, numa delas, misture o cacau. Com um saco de pasteleiro, de boquilha lisa, molde tiras de ambas as massas, sobre o tabuleiro, alternando as cores. Leve a meio do forno, durante 20 minutos.

   Retire, deixe arrefecer e corte o bolo em tiras da mesma largura que a altura do aro que vai usar. Coloque-o sobre um prato e forre as paredes com as tiras. Preencha o fundo com as aparas.

 Demolhe a gelatina em água fria. Bata bem as natas, junte-lhes o leite condensado e o chocolate em pó. Escorra a gelatina e adicione-a ao brandy. Leve a lume brando, até se dissolver, e incorpore no preparado de natas. Verta no aro e leve ao congelador, para solidificar. Retire o aro, decore a charlotte a gosto e sirva fresca.


 Bom apetite!!!

domingo, 13 de novembro de 2011

Empadão de carne com béchamel



Ingredientes:

750 grs de carne picada;
1 kg de batatas;
20 grs de manteiga;
1 dl de leite;
1 embalagem de molho béchamel (500 ml);
2 dentes de alho;
2 cebolas;
2 tomates;
1 colher (sopa) de polpa de tomate;
1 dl de azeite;
1 dl de vinho branco;
1 colher (sopa) de salsa picada;
1 cenoura ralada;
sal, pimenta, noz-moscada e salsa q.b.

Preparação:

 Descasque as batatas, corte-as em quartos e leve a cozer em água. Assim que se encontrem cozidas, passe-as pelo passe-vite. Refogue a cebola e a polpa de tomate. De seguida, misture a carne, tempere e refogue mexendo sempre. Adicione o tomate picado; junte salsa e misture. Regue com o vinho, baixe o lume e deixe cozinhar lentamente. Assim que a carne estiver cozinhada, rectifique os temperos e reserve. Leve o leite ao lume, com um dl de molho béchamel, cenoura ralada, sal, pimenta e noz-moscada; deixe cozinhar, durante dez minutos;retire do lume. Junte ao puré de batata. Por último, adicione a manteiga e envolva bem. Coloque metade deste puré no fundo de um pirex, de seguida coloque a carne e tape-a com o restante puré. Faça cavidades com uma colher e deite o restante molho béchamel, nessas cavidades. Leve ao forno previamente aquecido, durante 10 a 15 minutos. Sirva decorado com salsa.

 Bom apetite!!!

Entrecosto com amêijoas



Ingredientes:

1 kg de entrecosto;
1 colher (sopa) de massa de pimentão;
4 dentes de alho;
1 folha de louro;
1,5 dl de azeite;
1 limão (sumo);
1,5 dl de vinho branco;
1 kg de batatas;
1/2 embalagem de espinafres congelados (ou frescos);
1 colher (sopa) de farinha;
200 grs de amêijoas;
1 colher (sopa) de coentros picados;
pimenta, azeite, sal e noz-moscada q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Corte o entrecosto em pedaços, tempere-os com a massa de pimentão, dois dentes de alho, o louro, 0,5 dl do azeite, o sumo de limão e a pimenta. Marine por uma hora. Transfira para um recipiente refractário, regue com o vinho e leve ao forno, durante 35 minutos, regando de vez em quando com o suco do assado.
 Descasque as batatas, coloque-as num recipiente refractário com azeite a gosto e tempere de sal. Leve ao lume 0,5 dl de azeite com os alhos esmagados que sobraram. Deixe alourar, junte os espinafres e salteie. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz-moscada.
 Envolva a farinha e deixe cozer em lume brando, até o esparregado ficar bem ligado. Retire o entrecosto do forno, assim como as batatas assadas, faça um corte  no lado destas últimas e recheie-as com um pouco de esparregado.
 Disponha as batatas recheadas ao lado do entrecosto. Abra as amêijoas no azeite restante, polvilhe com os coentros picados e sirva-as sobre o entrecosto.

 Bom apetite!!!

sábado, 12 de novembro de 2011

Truques e Dicas - Como usar a panela de barro



Antes de usar a sua nova panela de barro pela primeira vez, unte-a com óleo de cozinha e leve-a ao lume, deixando queimar até o óleo acabar. Em seguida, deixe a panela arrefecer e lave-a. Nas próximas vezes que usar, não precisa repetir este procedimento.

:)

Cartuchos de amêndoa



Ingredientes:

400 grs de farinha;
100 grs de manteiga;
4 ovos;
100 grs de amêndoa ralada.

Ingredientes (recheio):

4 dl de água;
300 grs de açúcar;
12 gemas;
50 grs de amêndoa ralada.

Preparação:

 Amasse a farinha com a manteiga derretida e três ovos, misturados um a um. Em seguida, estenda a massa com um rolo de cozinha e corte-a em quadradinhos. Ligue o forno a 180ºC.
 Forre o exterior de formas cónicas com a massa, pincele-a com o restante ovo batido e polvilhe com amêndoa ralada grosseiramente. Leve ao forno, colocando as formas, assentes pela base, sobre um tabuleiro, durante 10 a 15 minutos.
 Entretanto, prepare o recheio: ferva a água com o açúcar, até obter ponto de fio grosso. Retire do calor e adicione-lhe as gemas, mexendo sempre. Em seguida,  acrescente a amêndoa ralada e leve de novo ao lume, deixando ferver, até engrossar. Por fim, retire os cartuchos do forno, recheie-os com o preparado anterior e sirva.

 Bom apetite!!!

Empadão de carne



Ingredientes:

1 kg de batatas;
2 dentes de alho;
2 cebolas;
1 dl de azeite;
100 grs de cogumelos;
500 grs de carne de vaca picada;
2 tomates maduros;
2 dl de vinho branco;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 dl de leite;
1 gema;
sal, pimenta, noz-moscada, manteiga q.b.

Preparação:

 Descasque as batatas; lave-as e corte-as em pedaços. Coza-as em água temperada de sal. Entretanto, pique os alhos e as cebolas e aloure-os no azeite.
 Junte-lhes os cogumelos igualmente picados e a carne. Deixe refogar sem parar de mexer. Adicione o tomate picado e limpo de peles e sementes. Tempere com sal e pimenta. Refresque com o vinho e deixe cozinhar, em lume brando, até que a carne esteja cozida.
 Escorra as batatas e passe-as pelo passe-vite. Ligue com a manteiga, o leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Ligue o forno a 200ºC.
 Unte uma forma com manteiga, cubra o fundo da mesma com puré e sobreponha-lhe um pouco de carne. Repita a operação, finalizando com um pouco de puré de batata ao centro. Pincele com a gema batida. Leve ao forno por 10 minutos. Retire do calor, desenforme cuidadosamente e sirva com uma boa salada.

 Bom apetite!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Canudos crocantes com fios de ovos



Ingredientes:

3 folhas de massa filó;
3 colheres (sopa) de manteiga;
1 chávena (chá) de doce de ovos;
1/2 chávena (chá) de fios de ovos;
manteiga e açúcar em pó q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Estenda a massa filó, unte cada uma das folhas com a manteiga derretida e sobreponha-as. Corte rectângulos e enrole-os no cabo de uma colher de pau untado com manteiga.
 Pincele a superfície dos rolinhos com um pouco de água e leve ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 12 minutos. Retire do calor, deixe arrefecer um pouco e remova delicadamente a colher.
 Faça um cartucho com papel vegetal, preencha-o com o doce de ovos e aplique-o como recheio dos canudos já frios. Nas extremidades coloque os fios de ovos, fazendo um pouco de pressão com os dedos. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.

 Bom apetite!!!